Previsão do tempo

terça-feira, 22 de julho de 2014

O charme de Campos do Jordão


Campos do Jordão está localizada no coração da Serra da Mantiqueira, entre São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, numa região privilegiada de beleza ímpar e cercada de matas nativas bem preservadas, ricas em fauna, flora e em recursos naturais, que exercem verdadeiro fascínio logo ao primeiro contato. Seu clima de montanha é reconhecido como um dos melhores do País.
Na cidade as quatro estações são bem definidas, podendo-se observar cenários de grande beleza durante todo o ano. Além disso, o charme e o encanto de sua arquitetura de montanha mostram que Campos é mesmo um destino turístico muito especial. Cada montanha, cada vale escondem caprichos da natureza que encantam. São formas, sons e aromas que emanam de sua fauna e flora, que apaixonam e seduzem todos os tipos de visitantes. Além disso, sua infraestrutura de hospedagem, gastronomia e lazer completam o quadro.

Atrações

Passeio de bonde - O passeio de bondinho da Estrada de Ferro Campos do Jordão é uma alternativa turística para conhecer as belezas da Serra da Mantiqueira. A partir de Capivari é possível fazer um passeio pelas principais vilas da cidade: Capivari, Jaguaribe e Abernéssia, num percurso de quatro quilômetros. O passeio de bondinho urbano em uma simpática e charmosa máquina em estilo inglês, proporciona a oportunidade de apreciar imagens de um ponto de vista exclusivo, entre as duas principais e mais arborizadas avenidas de Campos.

Museu Felícia Leirner - Ao lado do Auditório Cláudio Santoro, no Alto da Boa Vista, é um dos únicos museus ao ar livre do País. Lá estão expostas 85 esculturas da artista plástica Felícia Leirner, espalhadas pelo bosque de araucárias.

Parque Estadual de Campos do Jordão (Horto Florestal) - Criado em 27 de março de 1941 e a 13 quilômetros da Vila Capivari, possui uma área de 8.385,89 hectares e protege os últimos remanescentes de florestas de araucária da região. A infraestrutura do parque conta com estacionamento, sanitários públicos, pavilhão de exposições, bebedouros, anfiteatro ao ar livre, playground e atendimento médico. Sua vegetação é composta por mata de araucária, campos de altitude, mata de pinheiro-bravo e floresta subtropical, latifoliada. O parque possui trilhas mapeadas com diversos níveis de dificuldades que divertem todos os tipos de turistas.
Morro do Elefante - Localizado na Vila Capivari, possui 1.800 metros de altitude. É um dos pontos turísticos mais frequentados do município, onde se tem uma visão panorâmica da cidade. O acesso ao topo do morro pode ser de carro ou, utilizar-se do serviço do teleférico e ir conferindo a maravilhosa paisagem.

Palácio Boa Vista - Localizado na Avenida Adhemar de Barros, n° 3001, Alto da Boa Vista, a três quilômetros do centro da cidade, é a residência de veraneio do governador de São Paulo. Destaque para seu mobiliário sofisticado, obras de famosos artistas contemporâneos como Tarsila do Amaral e Portinari e esculturas, peças decorativas, objetos religiosos, cristais e porcelana de grande valor histórico e artístico. As visitas são acompanhadas por monitores.
Artesanato
O núcleo de artistas plásticos reúne pintores, escultores e artesãos. Situado em Vila Capivari, possui grande acervo de objetos de arte, móveis rústicos para jardim e decoração de ambientes.
Gastronomia
A gastronomia é uma das principais atrações turísticas da cidade. Campos do Jordão já se consagrou como um dos melhores roteiros para o turismo gastronômico. Conceituados chefs apresentam na cidade, cardápios que vão desde os pratos típicos da cozinha de montanha até os mais diversos pratos internacionais. Os estabelecimentos, em geral, esbanjam requinte e bom gosto.

Fonte: Ministério do Turismo
Fotos: Jornal É Notícia

Nenhum comentário: