Previsão do tempo

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Dicas para economizar gás no seu fogão com segurança

1- Durante o cozimento, mantenha sempre bem tampadas as panelas, para aproveitar melhor o calor. Sempre que possível, utilize panelas de pressão, que, por cozinharem os alimentos em temperatura mais elevada, o fazem mais rápido e, portanto, consomem menor quantidade de gás.
2 - Use a quantidade de água adequada ao cozimento do alimento. Não o deixe na fervura mais tempo do que o necessário. Diminua a chama logo que se iniciar a fervura. Manter a fervura em fogo alto não apressará o cozimento do alimento, apenas fará com que mais água se evapore, gastando, portanto, mais gás.
3 - Use panelas de tamanho adequado para a quantidade de alimento que você vai cozinhar. Quanto maior for o tamanho da panela, maior será o tempo necessário para o seu aquecimento e, consequentemente, do alimento.
4 - Utilize o queimador do fogão com tamanho adequado ao recipiente. Para panelas grandes, utilize o queimador maior; para pequenas e médias, utilize os queimadores menores.
5 - Quando estiver utilizando o fogão, evite a incidência de forte corrente de ar sobre ele. Dessa maneira, você consumirá menos gás e evitará o risco de apagamento dos queimadores.
6 - Alimentos duros ou muito consistentes devem ser colocados de molho previamente. Assim, cozinham mais rápido.
7- Só acenda os queimadores quando os alimentos estiverem prontos para ir ao fogo. Primeiro risque o fósforo, a seguir gire o botão e acenda imediatamente o queimador. Esse procedimento reduz o desperdício e aumenta a sua segurança.
8 - As chamas de gás devem apresentar coloração azulada. A presença de tonalidades amarelas, que sujam o fundo da panela, é sinal de que os queimadores estão sujos ou desregulados. Aparelhos com queimadores sujos ou desregulados consomem mais gás. Mantenha-os sempre limpos, lavando-os sempre em fervura de água e detergente.
9 - Evite o transbordamento de líquidos sobre os queimadores, pois, além de ficarem entupidos, eles poderão se apagar, criando uma situação de risco. Isso é comum durante a fervura de leite e o cozimento de macarrão. Se ocorrer derramamento, limpe o queimador assim que ele esteja frio.
10 - Ao retirar a panela do fogão, apague o fogo imediatamente.
11- Para acender o forno, siga esta sequência: abra a porta do forno, risque o fósforo, gire o botão e acenda imediatamente o queimador. Mesmo os fornos com acendimento automático só deverão ser acesos com a porta aberta. Nunca abra o gás sem ter à mão os fósforos. A demora em acender o queimador poderá provocar acúmulo de gás no forno. Se isso acontecer, gire o botão (fechando), ventile o ambiente até o cheiro passar e proceda conforme o roteiro acima.
12 - Após o acendimento do forno, verifique se o queimador está completamente aceso.
13 - Evite abrir com frequência a porta do forno quando ele estiver funcionando.
14 - Procure usar o forno para assar várias coisas ao mesmo tempo. Otimize seu uso.
15 - Diminua a chama quando o forno chegar à temperatura desejada. O forno gasta o equivalente a dois ou três queimadores comuns.
16 - Procure programar o horário de refeição dos seus familiares, de modo a evitar o reaquecimento dos alimentos. Após o cozimento, enrole as panelas em jornal ou coloque-as no forno, para manter os alimentos quentes por mais tempo.
Fonte: Programa Nacional de Racionalização do Uso de Derivados de Petróleo e do Gás Natural 

Nenhum comentário: