Previsão do tempo

domingo, 5 de setembro de 2010

Curso de jardinagem inicia primeira turma

No dia 18 de agosto, teve início a primeira turma do curso de jardinagem, projeto criado pela Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social, em parceria com o Fundo Social de Solidariedade de Tatuí (Fusstat). As aulas acontecem no Pólo Experimental de Ações Sociais, no Vale da Lua, todas as quartas-feiras, no período das 9h às 17h. As aulas teóricas são pela manhã e as práticas à tarde. O grupo é de 21 pessoas. Na abertura dos trabalhos, estavam presentes o vice-prefeito Voss (secretário do Trabalho e Assistência Social) e a primeira-dama Maria José Vieira de Camargo, presidente do Fundo Social de Solidariedade de Tatuí.
Os alunos, jovens e adultos (homens e mulheres) são beneficiários dos programas sociais Bolsa Família, Renda Cidadã e Ação Jovem, do Governo Federal, colocados em prática pela Prefeitura de Tatuí.
No pólo, eles recebem, além de apostilas, café-da-manhã, almoço e lanche da tarde. O curso é dividido em três horas de aulas teóricas, pela manhã, e três de práticas, à tarde. A capacitação aborda desde informações sobre o papel do jardineiro na preservação do meio ambiente a técnicas de plantio.
O curso também trata sobre insumos, ferramentas adequadas para o exercício da função, noções básicas de botânica e morfologia vegetal, as diferentes espécies de plantas ornamentais, os tipos de solo, análises de acidez e Ph, adubação orgânica e inorgânica, compostagem, cultivo de minhocas e métodos de multiplicação das espécies.
Os alunos concluintes terão como diferencial um certificado emitido pelo Serviço Social da Indústria (Sesi), que formatou o curso. As aulas estão sendo ministradas pela bióloga Cristiane Lima.
Ao final do curso, os alunos terão seus currículos cadastrados no Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) e no site do programa Emprega São Paulo, que é o www.empregasaopaulo.sp.gov.br.

Nenhum comentário: