Potência
Enquanto muita gente está preocupada apenas em falar ao telefone outras já estão pensando no que ele pode oferecer, e esse é sem dúvida um dos recursos mais relevantes na hora da escolha de um novo aparelho de celular, seja lá de qual fabricante for. Se baseando nisso, uma pesquisa foi criada por quem entende bem do assunto.
Afinal se você vai ouvir música no celular, espera que a qualidade de som do aparelho seja boa. Portanto foi realizada uma avaliação da qualidade de áudio de cinco modelos de celular com reprodução de música. Foram testados: LG Arena KM900F, Sony Ericsson W995 Walkman, Nokia 5800 Comes With Music, Samsung Beat DJ e o novo iPhone 3GS.
Para comparar a qualidade de áudio o teste foi dividido em três categorias: reprodução, fone de ouvido e alto-falantes.
Até pouco tempo atrás, ouvir música em fones de ouvido ou em aparelhos com pequenos alto-falantes não era lá a melhor experiência. A falta de graves e distorção dos agudos chegava a ser incomoda em alguns casos.
O consumidor está ficando cada vez mais exigente, uma vez que ele tem inúmeras opções de modelos, marcas e preços na hora da compra, com certeza ele vai optar por aquele que conseguir unir o útil ao agradável, ou seja, conciliar beleza com um bom custo e beneficio. E é pensando nisso que os fabricantes vêm justamente tentando aprimorar cada vez mais seu produto.
Estes celulares trazem tecnologias diferentes, mas com um mesmo objetivo: preencher as lacunas do áudio com melhores respostas em todas as frequências.
Fones de ouvido
DNSe e SRS no Beat DJ, Clear stereo e Clear bass do Walkman e Dolby Mobile no Arena são exemplos de tecnologias proprietárias utilizadas para melhorar a experiência de áudio. O Arena e o Beat DJ têm, inclusive, a opção de Surround Sound, usada por sistemas de home theater para dar a impressão de que a ação acontece ao seu redor. No Beat DJ essa função é ativada pelo botão 5.1 e no Arena existe um com a marca Dolby. Em ambos os casos é necessário o uso do fone de ouvido para obter o efeito.
Enquanto na reprodução usando um fone de ouvido neutro de boa performance, todos se saíram muito bem. Ao iniciar os testes com o fone que acompanha o aparelho as diferenças foram maiores.
A primeira diferença está no tipo de fone. O Nokia 5800 e o iPhone trazem earbuds, que são aqueles fones que ficam encaixados dentro da orelha, mais tradicionais em tocadores de MP3. Já o Arena, o Walkman e o Beat DJ trazem fones do tipo in-ear, ou intra-canal, que têm um pequeno plugue de silicone e fica encaixado dentro do canal auditivo. Esse último tem a vantagem de reduzir a interferência do ruído externo, graças ao isolamento acústico oferecido pelo silicone, resultando em um áudio mais claro, sem ter que aumentar muito o volume.
Existem ainda diferenças em termos de tecnologia. O Walkman traz isolamento acústico ativo, Noise Cancelling, que detecta os sons do ambiente por meio de microfones, inverte sua fase, e injeta esse sinal no áudio reproduzido. O resultado é um áudio limpo e confortável, pois o sinal de fase invertida cancela boa parte do ruído externo, especialmente eficiente em aviões, automóveis e ônibus.
No Nokia 5800 existe um conveniente controle remoto integrado ao microfone do fio. Com botões de Play, Pause, Adiantar, Voltar e Parar, ele permite controlar as músicas sem precisar tirar o telefone do bolso ou da mochila. O Samsung tem controle de volume, também junto ao microfone.
Apesar de o controle remoto do iPhone oferecer apenas funções de Volume, Play e Pausa, é possível executar comandos por voz como Próxima, Anterior, Tocar Álbum e Tocar Artista.
Mas se você adora o aparelho mas não gostou dos fones de ouvido,todos os aparelhos permitem a utilização de fones com plugue padrão de 3,5mm no lugar dos fones que os acompanham. Os celulares da Samsung e da Nokia trazem o cabo dividido em duas partes. Na primeira parte está o conector que é ligado ao telefone, o microfone e os controles remotos, além de um plugue de 3,5mm que permite que qualquer fone de ouvido padrão seja ligado a ele. Assim, você pode, além de ouvir música, fazer ligações usando seu fone de ouvido preferido.
Alto-falantes
Dispostos de pequenos alto-falantes que, apesar do tamanho, fazem um bom trabalho, todos estes aparelhos permitem ouvir suas músicas sem o fone de ouvido. Porém, aqui também surgiram algumas diferenças. A primeira delas é o número de alto-falantes. Tanto o iPhone como o Arena tem apenas um. Já Walkman, 5800 e Beat DJ trazem dois alto-falantes.
Os aparelhos da Sony e da Samsung trazem os alto-falantes dispostos de forma a direcionar o áudio para lados opostos, o que melhora a qualidade do som estéreo.
Apesar de terem apenas um alto-falante, os aparelhos da Apple e da LG se destacam pela clareza e fidelidade na reprodução de graves e médios.
Com as saídas estrategicamente montadas nos cantos arredondados do aparelho e um potente amplificador Bang & Olufsen ICEPower, o Beat DJ se destaca produzindo um áudio claro e com boa qualidade de estéreo.
Os graves não são ótimos, mas no geral, nenhum aparelho apresentou distorções significativas na reprodução do áudio. O único problema foi com o 5800, que apresentou um defeito no alto-falante esquerdo, provocando ruído e atrapalhando a música.
Ao final de toda essa pesquisa foram dadas notas a cada um dos aparelhos testados numa escala de um a cinco, lembrando que o objetivo dessa pesquisa é único e exclusivamente avaliar os determinados aparelhos citados, sem a intenção de privilegiar um fabricante ou outro. Apenas dando uma dica ao consumidor, e esclarecendo algumas dúvidas possíveis, sendo todo o conteúdo de opinião imparcial a qualquer marca citada.
Portanto foram concluídas as seguintes notas:
LG ARENA(KM900F),nota quatro; iPhone3GS,nota quatro; Samsung Beat Dj,nota cinco; Nokia 5800,nota quatro e Sony Ericsson(W995),nota quatro.
Para encerrar essa matéria é muito importante ressaltar,e deixar bem claro que nós temos um mix muito grande de marcas e modelos de aparelhos, é vasta a variedade neste setor,sendo que foram citados apenas cinco modelos de milhares que temos a nossa disposição para comprar. Portanto para não errar na hora de comprar basta determinar quais são suas prioridades.
Um grande abraço a todos os leitores e até a próxima, Michel Simão.
sexta-feira, 26 de março de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário