Previsão do tempo

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Sua casa - Rafael Christen

Lareiras

Quem nunca sonhou em passar o inverno em um clima aconchegante em frente a uma lareira? Quando chegam os dias mais frios, é tempo de começar a pensar em soluções que mantenham o ambiente com temperatura agradável e confortável, e esta opção está se tornando cada vez mais presente tanto em projetos de decoração de residências quanto em apartamentos. Além de proporcionar um ar sofisticado para o ambiente, as lareiras podem ainda valorizar a decoração e o preço do imóvel.
Atualmente, o consumidor pode encontrar modelos de lareiras convencionais (à lenha), elétricas (aquecedor) e a gás. Todas as opções são indicadas para salas ou dormitórios, mas antes de realizar a instalação, o morador deve tomar alguns cuidados.
A primeira preocupação deve ser com a chaminé, que exige uma tubulação adequada para que a fumaça não invada o ambiente, pois é necessário colocar o produto em um ambiente que possua uma boa ventilação e recomenda-se cuidados com a distância em relação a outros móveis do cômodo.
Conheça os tipos de lareiras existentes:
Alvenaria - existe uma grande gama de lareiras em alvenaria, de parede (interna ou externa), de canto, divisórias para dois ambientes, onde podem aquecer uma sala e um quarto ao mesmo tempo, onde as chamas podem ser apreciadas de diversos ângulos.
Geralmente podem ser encontradas em kits pré-fabricados, em estrutura metálica ou pré-moldados, em concreto de diversos tamanhos, conforme a necessidade, para posterior revestimento com tijolos.
Prontas em Aço - são lareiras previamente construídas e acabadas na fábrica, com dezenas de opções de tamanhos e modelos. Atrativas, podem ter acabamento em cobre, madeira, chapa naval, entre outros, e são encontradas nas opções de canto, de parede e central.
Estas lareiras podem ser instaladas em residências já construídas e habilitadas, uma vez que não necessita de revestimento algum e não levam mais que algumas horas para serem instaladas, podendo ser colocadas sobre qualquer tipo de piso ou parede.
Salamandras- são diferenciadas das lareiras, por serem de compartimento fechado, transmitindo o calor da irradiação. Podem ser encontradas em chapa de aço, cobre e as mais comuns em ferro fundido.
Sua capacidade de aquecimento é bem menor que das lareiras, sendo que estas aquecem no máximo 100 m³, enquanto aquelas podem chegar a 600 m³, ou mais. São ideais para pequenos ambientes, quartos, salas e até cozinhas.
Lareiras a gás- são lareiras específicas para combustão a gás GLP. Podem ser em alvenaria ou chapa de aço e não necessitam de chaminés como as à lenha. Ideais para apartamentos e residências, onde seus usuários querem praticidade e conforto, sem abrir mão da beleza do fogo. São modernas, seguras com diversas opções, inclusive com acendimento automático e regulagem de temperatura por controle remoto. Nos países frios da Europa, Estados Unidos e Canadá, estas lareiras já substituem as à lenha há muito tempo.

Nunca se esqueça que você esta manipulando fogo em sua casa, aja com cuidado, evite que crianças brinquem com fogo e que objetos e produtos inflamáveis, sejam deixados nas proximidades.

Nenhum comentário: