Previsão do tempo

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Caricaturas mostram momentos inesquecíveis das Copas

Desde o dia 02, o projeto “Câmara Artística”, desenvolvido pela Câmara Municipal, em parceria com a Associação dos Artistas Plásticos de Tatuí e Região (Amart), apresenta a exposição “Brasil-sil-sil”, do caricaturista Bruno Venâncio. A nova mostra instalada no setor público do Plenário da Câmara contém dez caricaturas, produzidas com técnica digital, que retratam momentos inesquecíveis da história das Copas do Mundo de Futebol. Os trabalhos, referentes aos Mundiais de 1958 (Suécia), 1962 (Chile), 1970 (México), 1982 (Espanha), 1986 (México), 1994 (Estados Unidos), 1998 (França) e 2002 (Coréia do Sul e Japão), permanecem expostos até o dia 05 de abril e podem ser visitados gratuitamente, de segunda à sexta-feira, no expediente do Poder Legislativo, das 10h às 17h.
Entre as imagens retratadas por Bruno, estão a de Pelé, então com 17 anos de idade, chorando depois da decisão da Copa do Mundo de 1958, quando o Brasil ganhou seu primeiro título, e a comemoração “embala nenê” de Bebeto, após marcar um gol na emocionante vitória do Brasil por 3x2 diante da Holanda, na Copa do Mundo de 1994. O jovem artista conta que produziu a série especialmente para a exposição na Câmara Municipal. “Como estamos em um ano de Copa do Mundo, decidi apostar em trabalhos sobre o tema. Não desejo criar expectativas, mas gostei dos resultados e espero que o público também aprecie estas caricaturas inéditas”, disse. Depois da exposição, Bruno pretende vender os trabalhos ou exibi-los em bares, restaurantes e locais onde serão transmitidos os jogos da próxima Copa do Mundo.
Bruno Venâncio é o 11º artista a expor no projeto “Câmara Artística”, criado em outubro de 2008, com o objetivo de abrir espaço para a divulgação dos trabalhos dos artistas da cidade e região e facilitar o acesso da população às obras e manifestações artísticas. Antes dele, o projeto havia recebido trabalhos de Cláudio Camargo, Mingo Jacob, Deivid Santos Leite, José Maria Machado, Raquel Fayad Delazari, Theresinha Pinto, Carlos Henrique Moreira de Carvalho, Maria de Lourdes Conceição, internas do Lar São Vicente de Paulo de Tatuí e Cecília Simões.
Esta é a terceira exposição assinada por Bruno Venâncio, que exibiu caricaturas na sede da Amart, em Tatuí, e também na cidade de Salto. Para agendar exposições e conhecer o trabalho do artista, os interessados podem ligar para 9717-9981.

Nenhum comentário: