Previsão do tempo

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Ações no combate à Dengue devem ser intensificadas em 2010

Devido às chuvas intensas e às altas temperaturas, o que propicia a multiplicação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, a Secretaria da Saúde da Prefeitura de Tatuí, através do setor de Combate à Dengue, deve intensificar seus procedimentos em 2010. Para isso, a equipe do setor conta com 18 agentes e dois supervisores, que estão sob a coordenação de Firmina Marcelo Martins.
As ações do Combate à Dengue se concentram em seis tipos de procedimentos: casa a casa, que a equipe faz diariamente para poder atender a todos os bairros; análise da densidade larvária, que consiste na busca e coleta de larvas do mosquito da dengue para análise por agentes da Secretaria da Saúde; visita a pontos estratégicos da cidade, propícios para desenvolver a larva em recipientes; imóveis especiais, como empresas e escolas, por onde circula grande quantidade de pessoas; bloqueio, que é a eliminação de possíveis criadouros de larvas num raio de 200 metros da casa de pessoas com suspeita de dengue; atendimento à população, através dos telefones da Ouvidoria Municipal 0800-770-0665 e da Secretaria Municipal da Saúde 3305-8855.
Diante de 47,5 mil imóveis na zona urbana e seis mil na zona rural de Tatuí, em 2009, a equipe de Combate à Dengue efetuou 41,9 mil visitas casa a casa, 4,1 mil procedimentos de análise da densidade larvária, 4,5 mil visitas a pontos estratégicos e a imóveis especiais e 30 bloqueios. Em conjunto com as Secretarias de Obras e Infraestrutura e do Meio Ambiente, e com colaboração de borracharias e da população em geral, foram recolhidos 30 mil pneus para reciclagem. A equipe também ajudou a regularizar 200 caixas d’água, que poderiam servir para multiplicar o mosquito Aedes Aegypti.
Ainda em 2009, Tatuí registrou dois casos confirmados de dengue, em pessoas que tiveram a doença importada de outras cidades. Desde o início do levantamento de dados, em 1992, Tatuí não registrou nenhum caso contraído no próprio município.
Há quatro anos, Tatuí teve a sistematização dos trabalhos de contenção da dengue. Inclusive foi realizado um concurso público para a contratação dos agentes que percorrem a cidade efetuando os procedimentos listados.

Nenhum comentário: