Previsão do tempo

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Sua arma, seu voto - Carlota Franco

Dia 09 foi lembrada em todo o mundo, a queda do Muro de Berlim. Além de dividir a cidade ao meio, simbolizava uma divisão cruel do mundo em dois blocos políticos e ideológicos. De um lado a República Federal da Alemanha e de outro lado a República Democrática Alemã. Vinte anos após sua queda, finalmente, hoje é só alegria, pois o muro derrubado significou a reunificação das duas Alemanhas. Hoje o “muro” é um dos pontos mais visitados por turistas de todo o mundo, que comemoram com muita festa o fim da “Guerra Fria”.
Desde a Segunda Guerra Mundial a humanidade procurou viver melhor. Com os novos tempos as coisas mudaram muito, houve uma grande ascensão da classe média e com isso também aconteceu uma mudança socioeconômica onde a mulher pela primeira vez, teve uma maior participação no mercado de trabalho deixando de exercer apenas o papel de mãe e dona de casa. Foram mudanças radicais principalmente porque a mulher se livrou do jugo masculino.
Com uma participação mais ativa, a mulher tornou-se mais experiente, superando os traumas, as tensões e o stress de sua rotina diária, dando espaço para sua realização pessoal e procurando uma melhor qualidade para a vida a “dois”. Antigamente era impossível, com uma cultura patriarcal implantada desde os tempos de “Cabral”, o homem era o único provedor e com isso na maioria das vezes tornava-se um verdadeiro ditador!
Assim mesmo, até hoje existem incríveis “muros” para serem derrubados, esses que aprisionam, excluem, separam um ser humano do outro. Aqui no Brasil politicamente falando, as mulheres continuam ainda sofrendo todo tipo de descriminação, principalmente as mulheres negras, ignoradas e desvalorizadas, poucas têm seu valor reconhecido e ocupam cargos importantes, mesmo sendo competentes e gabaritadas.
No dia 20 de novembro é comemorado o Dia da Consciência Negra. É um dia para os brasileiros refletirem! A população brasileira é descendente de Negro. Mas são poucos os que assumem sua negritude! Infelizmente a população negra (os mais necessitados) os que mais precisam de apoio e proteção, desconhecem seus direitos porque não sabem que a discriminação racial é crime inafiançável. Apesar de tudo, é fundamental se afirmar que nos últimos anos o negro tem conseguido se valorizar e conseguido também esse reconhecimento, conscientizando mais a população, através de um trabalho árduo, uma luta sem trégua pela igualdade racial.
Quando visitamos países do primeiro mundo, como os Estados Unidos ou Europa, podemos perceber como é grande a desigualdade no Brasil. Lá pessoas negras ocupam cargos da maior importância tanto na iniciativa pública como na privada. Hoje o maior mandatário da mais importante Nação do mundo é Barack Obama, um negro! Pode! Para o mundo ainda repleto de “muros”, esses que não são feitos de tijolos, mas feitos de preconceitos que separam povos que tenham posições ideológicas diferentes, antagônicas! Para o mundo o Presidente Americano é uma lição contra a intolerância e o preconceito!

Nenhum comentário: