Previsão do tempo

terça-feira, 11 de março de 2014

Aparelhos ortodônticos falsos trazem riscos à saúde

Foto: Divulgação
Os materiais como “borrachinhas coloridas” e fios, além da utilização de cerdas de vassouras, fios de artesanato e fios de cobre, instalados por pessoas não habilitadas e sem conhecimento científico para tal, podem causar graves problemas. Isso porque, segundo dentistas, esses aparelhos provocam um movimentação nos dentes, o que pode causar retração na gengiva e perda óssea nos dentes. Além disso, para fixar o aparelho os jovens usam colas inapropriadas,  tóxicas, que podem causar uma lesão da mucosa na boca. Outro grave problema é a negligência na higienização do aparelho que pode causar periodontite, uma inflamação grave na gengiva.
Na opinião de Kátia Regina Izola, professora de Ortodontia da Escola de Aperfeiçoamento Profissional da EAP APCD, por vaidade, são muitos os jovens que querem usar aparelhos ortodônticos sem qualquer necessidade. “Já dispensei vários pacientes porque não precisavam, de fato, usar aparelho. A população deve ser alertada sobre o aspecto odontológico, de saúde dental e dos reflexos da falta de tratamento ou, ainda, do tratamento indevido sobre todo o organismo dos pacientes”, disse.
Os aparelhos ortodônticos estão virando moda entre os jovens. Diferentemente do que deveria acontecer, que é a indicação e o acompanhamento de um cirurgião-dentista especializado em Ortodontia, esse modismo está fortemente embasado na prática da pirataria. Nos centros de compras mais populares, há vendedores informais que inclusive colam os "ferrinhos" nos dentes de seus clientes e instalam os elásticos coloridos no meio da rua. Na internet, o material também é vendido. Além de ser uma atitude criminosa, os riscos para o consumidor são altos. 
Nos últimos meses, o Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) começou uma campanha para impedir o comércio ilegal, com varias autuações e apreensões de aparelhos falsos que também são vendidos em lojas autorizadas. Empresas do setor foram orientadas a restringir a venda de produtos ortodônticos a profissionais.  
“A principal preocupação do Conselho é preservar a saúde bucal da população, pois quando uma pessoa leiga coloca esses aparelhos pode ocasionar a curto e médio prazo problemas na gengiva e, até mesmo, em casos mais graves, a perda da estrutura óssea e a queda dos dentes. Por isso é extremamente importante procurar um cirurgião-dentista para receber o tratamento adequado”, afirmou o cirurgião-dentista e secretário geral do CROSP, Marco Antonio Manfredini.

Nenhum comentário: