Previsão do tempo

quarta-feira, 12 de março de 2014

Adotar, tudo de bom!

A cadela Gigi aguarda adoção
Como se sabe, em nossa cidade existem milhares de animais abandonados vivendo nas ruas e sujeitos a uma vida de sofrimento e necessidades. Para que ocorra uma mudança deste quadro é necessário sensibilizar a sociedade para que unida resolva este problema. A adoção de animais é uma forma de contribuir para que este quadro triste se reverta. Contudo a adoção deve ser responsável, com consciência das necessidades e direitos do animal a ser adotado. A adoção deve contar com o consentimento dos familiares que irão também conviver com o animalzinho doméstico. O objetivo é que a pessoa adote com a total consciência de que está acolhendo uma vida que dependerá de seus cuidados diários.  
Algumas informações necessárias para quem pretende adotar:
- A família toda deve respeitar e, se possível, colaborar para cuidar do novo ente da casa. Se todos dividirem as tarefas no trato do animal ele estará muito bem acolhido, além de criar uma relação saudável com todos do grupo familiar. 
 - Alguns cuidados básicos são necessários. Os animais precisam de ração e água à disposição, de um espaço adequado para morar e para brincar.
- Todo animal precisa de cuidados veterinários, portanto, deve ter um médico veterinário que cuide de sua saúde, ministrando as vacinas e demais medicamentos necessários em casos de doenças.
- O responsável pelo animal deve ter tempo para brincar e passear com ele – é bom lembrar que nossos queridos companheiros não devem ser tratados como coisas, mas sim como seres sensíveis que têm suas necessidades e carências.
- Recolher as necessidades do animal durante o passeio.
- Nunca mantê-lo preso em corrente, isto é um ato de crueldade.
- Nas férias, não abandonar o seu animal, mas sim, deixá-lo sob os cuidados de um parente ou amigo ou ainda em hotéis para este fim.
- Educar o seu animal – é necessário impor limites, conforme orientação do veterinário responsável. Tal atitude beneficiará a relação entre o dono e seu animal de estimação.         
- O adotante deve ter o conhecimento de que os animais dão custos/despesas que deverão ser suportados por ele, tais como remédios, ração, vacinas, etc.
- Os animais têm um tempo de vida, em torno de 12 anos para cães e gatos. Os animais não devem ser abandonados, esta não é uma atitude humanitária. A responsabilidade da adoção de uma VIDA é para a VIDA inteira.
- Tomar cuidado para o animal não procriar. A esterilização é um ato de amor, assim, além de contribuir para o controle populacional dos animais estaremos também contribuindo para qualidade de vida desses nossos companheiros de jornada.
Importante: não compre animais! Não comercialize vidas! Adote!!!

Associação Protetora dos Animais de Tatuí Pró-Animal

Nenhum comentário: