Previsão do tempo

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Fumo passivo é a 3ª maior causa de morte no mundo

Segundo o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), a 3ª maior causa de morte no mundo é o tabagismo passivo. O ar poluído contém cerca de três vezes mais nicotina e até 50 vezes mais substâncias que causam câncer do que a fumaça que o fumante recebe pelo filtro do cigarro.
É comum crianças que convivem com fumantes terem problemas respiratórios, de ouvido e também resfriados. Entre os menores de dois anos, há cinco vezes mais chances de ocorrerem mortes súbitas (Síndrome da Morte Súbita Infantil), quando os pais são fumantes. Entre adultos que são fumantes passivos há o aumento de 30% do risco de câncer de pulmão e 24% de infarto.

Segundo o pneumologista Ricardo Meirelles, aqueles que convivem em ambientes fechados com fumantes têm mais chances de contrair doenças causadas pelo uso do tabaco. Além de doenças a longo prazo, fumantes passivos também podem ter tosse, dores de cabeça, problemas alérgicos e irritação nos olhos. “Estudos mostram que garçons não-fumantes que trabalham em locais onde é permitido fumar têm duas vezes mais riscos de adquirirem doenças do pulmão. O risco é muito grande”, comentou.

Nenhum comentário: