Previsão do tempo

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Ary Toledo se apresenta em Tatuí

Em todos os quadrantes do País, Ary Toledo é conhecido como um dos maiores humoristas do Brasil e recorde de público, se consagrando há mais de 50 anos numa sólida carreira levando o riso às plateias brasileiras e também em outros países.
Ary Toledo a Todo Vapor é seu mais recente espetáculo, que será apresentado no Teatro Procópio Ferreira, no dia 02 de agosto, às 21h. O espetáculo é dirigido ao público adulto, com textos certos, aliados a um humor personalíssimo. O artista promete uma hora e meia de “riso explícito”.
Os ingressos estão à venda na bilheteria do teatro pelos valores de R$ 50 (inteira) e R$ 25 (meia entrada para estudantes, idosos e aposentados).  Ary Toledo a Todo Vapor é mais uma produção da Águia Produções Artísticas, que vem trazendo grandes espetáculos a Tatuí como Irmã Selma e Seu Terço Insano e o Fantasma da Minha Sogra.
Entrevista
Nesta semana, o jornal É Notícia fez uma entrevista com Ary Toledo. Confira:
O senhor tem uma carreira longa e de sucesso. Qual o segredo para se manter interessante para o público, que é formado por pessoas de várias idades?
Estou com 50 anos de profissão e vivi fazendo um trabalho que agradou muito todas as faixas etárias. Meu público é feito por várias idades, porém no espetáculo recomendamos 12 anos. A TV também me ajudou a formar um público muito fiel. Meu trabalho, minha maneira de me expressar me ajudou a construir minha carreira.
Tem alguma restrição de temas para trabalhar suas piadas?
Não tenho, falo de tudo.
Como o senhor vê o humor hoje?
Vejo com bons olhos e gosto do surgimento desses novos humoristas, pois afinal, nossos netos devem ter alguém para rir não é mesmo?
O que o público tatuiano pode esperar de seu show?
Muitas piadas, músicas, efeitos especiais, monólogos... O público vai dar mais de 200 gargalhadas no meu show.
Ary Toledo

Filho de um ferroviário, Ary Toledo nasceu em Martinópolis (que na época era distrito de Regente Feijó), mas foi criado na cidade de Ourinhos, ambas no Estado de São Paulo. Ary Toledo mudou-se para São Paulo aos 22 anos, quando começou como ator no Teatro de Arena. Cinco anos mais tarde, ingressou na carreira humorística, onde permanece até os dias atuais.
Cantor de estilo satírico, passou a apresentar shows, em que conta inúmeras anedotas. Chegou a compilar mais de 30 mil piadas (antes da internet), que contava em shows, discos, programas de TV e livros. Corintiano, muitas das frases de português atrapalhado atribuídas ao folclórico presidente do clube paulista Vicente Mateus, foram criadas, adaptadas e popularizadas por Ary.
Em pleno período militar, disse em uma de suas apresentações: "Quem não tem cão, caça com gato e quem não tem gato, caça com ato" referindo-se ao Ato Institucional V. Imediatamente, foi preso e logo liberado, devido ao grande carisma que tinha (inclusive junto a seus opressores).
Casado há quase 40 anos com a atriz Marly Marley, o humorista considera que seu início para a vida artística deve-se à mãe que, aos 12 anos, deu-lhe de presente uma gaita de boca. Posteriormente, Ary foi aluno de Jamil Neder, que lhe ministrou aulas de violão. Aos 22 anos, mudou-se para São Paulo, onde começou a carreira como ator no Teatro de Arena. Talvez seja por esse fato, que Ary declara ser a interpretação o grande segredo dos bons comediantes. Sua primeira canção foi composta no início dos anos 60, e a primeira gravação musical em disco ocorreu em 1965, com Tiradentes, composição com a qual fez grande sucesso à época.
Participante assíduo de programas musicais de televisão, projetou-se como cantor com a canção Pau-de-Arara, composta por Vinícius de Moraes e Carlos Lyra. Pau-de-Arara, que era parte da trilha musical de uma peça de teatro, conta, de uma forma bem humorada, as mazelas da dura vida de um retirante nordestino. O protagonista, para sobreviver, fazia shows em praça pública onde comia lâminas-de-barbear, cacos de vidro etc. Embora engraçada, a canção tem um cunho claro de crítica às desigualdades sociais. Escreveu e atuou ainda em várias peças, tendo trabalhado ao lado de nomes como Gianfrancesco Guarnieri e Augusto Boal. Seu principal parceiro na composição de músicas é Chico de Assis.
Tendo conhecido Vinícius de Moraes e Elis Regina, foi aconselhado por estes a seguir a carreira de humorista. Talvez por isso, mais tarde tornou-se humorista e piadista, onde permanece até os dias atuais, sendo muito identificado por seu grande acervo de 65 mil piadas.
foto: divulgação

Um comentário:

Leandro Antonio disse...

Bacana a entrevista. Parabéns pelo trabalho aos responsáveis pelo "É Notícia".