Previsão do tempo

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Alimentos funcionais enriquecem dieta com nutrientes que previnem e controlam doenças


Você é o que você come, diz um ditado popular. E com razão. Os alimentos fornecem energia para o corpo, permitindo que as pessoas realizem atividades rotineiras. A alimentação adequada também produz saúde. Entre os alimentos ainda há o grupo dos funcionais, capazes de reduzir e conter o avanço de doenças crônicas degenerativas como as cardiovasculares e o câncer, além de estimular o sistema imunológico.
A nutricionista Loraine Ferraz, do Hospital Federal Cardoso Fontes, vinculado ao Ministério da Saúde, afirmou que os alimentos funcionais possuem efeitos metabólicos e bioquímicos que contribuem para um corpo saudável. “Estudos científicos comprovam a eficácia terapêutica de alimentos funcionais. Eles são classificados em grupos tais como: probióticos e prebióticos, alimentos sulfurados e nitrogenados, pigmentos e vitaminas, compostos fenólicos, ácidos graxos poliinsaturados e fibras”, explicou Loraine.
Os principais compostos funcionais pesquisados estão presentes na soja e seus derivados, nos peixes marinhos como salmão, atum e sardinha, nos óleos de linhaça e soja, nas amêndoas e nozes, no chá verde, nas frutas vermelhas como uvas, framboesas e cerejas, nos tomates, goiabas e melancias, nas folhas verdes e no milho, na couve-flor e nos brócolis, nos cereais integrais e grãos como o feijão, nos leites fermentados e iogurtes, dentre outros. Loraine revelou que os alimentos regionais brasileiros também possuem capacidade funcional. Ela citou o açaí, a jabuticaba, o camu-camu, o cupuaçu, a acerola, a pitanga e o pequi.
A nutricionista ensinou que todos estes alimentos, para terem suas propriedades funcionais ativas, devem ser consumidos regularmente, em dietas balanceadas. “O consumo de alimentos funcionais pelo brasileiro ainda é pouco expressivo, apesar da vasta diversidade de alimentos considerados funcionais existentes em nosso País. Precisamos nos conscientizar da importância de uma alimentação saudável, de termos um prato colorido, bem balanceado. A educação nutricional é, portanto, de vital importância para a prevenção de doenças”, disse a nutricionista do Cardoso Fontes.
Foto: Getty Images

Nenhum comentário: