Previsão do tempo

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Mantenha a aparência do cão em dia


Você deve apenas dar um banho em seu cão quando ele estiver sujo ou se o veterinário aconselhar. Se der banhos demais, vai eliminar todos os óleos naturais que protegem do frio e da umidade. Dê banho apenas quando o tempo estiver bom ou dentro de casa para evitar gripes e use apenas produtos feitos para cães. Nunca use detergente ou desinfetante doméstico, pois agridem a pele de seu cão.
Comece aplicando o xampu no corpo e nas pernas, então esfregue bem para dar uma boa ensaboada por todo o corpo do seu cão. A cabeça deve ser lavada por último, tomando cuidado para que o xampu não entre nos olhos. Quando você achar que ele está completamente limpo, enxágue - o jogando água morna nos pêlos.
Cães de pelagem longa e curta devem ser escovados de forma diferente. Cães de pelagem curta podem ser escovados uma vez por semana, dependendo da condição dos pêlos. Você vai precisar de um pente e uma escova de cerdas macias, que devem ser mantidos especialmente para seu cão.
Talvez o melhor para um cão maior seja colocá-lo em cima de uma mesa fora de casa, mas cães pequenos podem ser escovados no seu colo. Escove os pêlos mortos com o pente, começando pela cabeça e seguindo pelo corpo, rabo e pernas. Preste atenção nos pêlos grossos do pescoço, especialmente em raças como Labradores. Uma vez que a pelagem tenha sido completamente penteada, use a escova de cerdas suaves para remover pêlos soltos.
Para cães de pêlos longos o processo é quase o mesmo, embora eles possam precisar de escovação várias vezes por semana. Com certeza, é melhor gastar um pouco de tempo para escová-los a cada dois ou três dias do que não escová-los, o que provavelmente causará emaranhados. Mantenha um pente e uma escova especialmente para esta tarefa e escove o cão começando pela cabeça seguindo para trás, passando a escova no sentido do crescimento dos pêlos. Você pode precisar levantar a pelagem superior se o cão tiver uma segunda camada de pêlos. Escove de dentro para fora removendo pêlos mortos e emaranhados. Se passar o pente pela pelagem e não encontrar nós, então seu cão está bem escovado. Este é também um bom momento para verificar brotoejas na pele, inchaços ou parasitas, como pulgas e carrapatos.
Manter o seu cão bonito pode ser bem divertido e dá uma chance de construir uma relação de confiança e contentamento entre você e seu amigo peludo.
Fonte: Fort Pet
Foto: SXC

Nenhum comentário: