Previsão do tempo

terça-feira, 6 de março de 2012

Preparando seu cão para a chegada do bebê

Planejar a chegada do bebê é essencial durante a gravidez. Mas, além de comprar berços, fraldas, roupas e brinquedos, também é necessário que seu cão esteja preparado para a chegada do pequeno. Assim que nascer o bebê, informe ao médico que tem um cão, discutindo qualquer dúvida. Pode parecer um tópico estranho a discutir, mas vale a pena.
Seu cão tem algum problema comportamental? Caso tenha, tente resolver antes do nascimento. Se tiver alguma dúvida sobre o comportamento ou temperamento de seu cão, fale com o veterinário. Também é indispensável que seu cão esteja em boas condições de saúde e que suas vacinas estejam em dia.
Um cão bem treinado é importante, especialmente quando um bebê está entrando na famí-lia pela primeira vez. Seu cão deve ter um entendimento básico do que é bom comportamento - não pular e conseguir ficar deitado em silêncio por perí¬odos curtos, por exemplo. Ele também deve saber andar na coleira sem puxar e deve vir quando chamado.
Se pretende manter um certo quarto ou área em sua casa livre do cão quando o bebê chegar, é bom planejar de antemão. Preferencialmente, seu cão deve ficar fora do quarto do bebê. Estabeleça novas regras antes da chegada do bebê para que o cachorro saiba quais são os seus limites.
Caninos em casas que não têm crianças frequentemente são colocados como o bebê da famí¬lia e acham difí¬cil mudar. Tente ignorar seu cão e deixá-lo sozinho por curtos perí¬odos de tempo e então, quando nascer o bebê, ele estará pronto para seu novo lugar no mundo.
Pode soar esquisito, mas tocar sons de bebê pode ajudar a familiarizar seu cão com os sons e gritos do bebê. Instale novos itens de mobí¬lia (o cadeirão e chiqueirinho, por exemplo) antes da chegada de seu filho para que seu animal de estimação acostume-se com eles. E caso seu cão goste de brincar dentro de casa, ensine a diferença entre seus brinquedos e os do bebê.
Quando chegar o grande dia, não faça com que seja um evento grandioso. Permita que o cão chegue perto do bebê, mas ensine que faça isso com cuidado e devagar. Não coloque seu filho no chão junto com o cachorro e nunca grite ou bata no cão por se aproximar do bebê incorretamente. Ao invés disso, mostre ao cão a forma correta e dê uma recompensa por agir corretamente. Tente associar a presença de seu filho com coisas boas e quando seu cão comportar-se corretamente, dê algo ou elogie-o.
Finalmente, jamais deixe seu bebê na companhia de um cão sem supervisão, qualquer que seja seu temperamento, ní¬vel de experiência ou treinamento. Siga estas sugestões e a chegada de seu pequeno não deve causar lamentação canina e você terá o prazer de viver em uma casa harmoniosa.
Fonte: Pedigree

Nenhum comentário: