Previsão do tempo

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Os gatos pretos e o preconceito


Tem muita gente que até desvia deles, achando que vai ter má sorte só de passar por perto. Isso sem contar nas superstições que envolvem os gatos pretos. Por causa dessa imagem negativa, os gatos pretos são os animais mais rejeitados para adoção e milhares são mortos cruelmente só por conta do senso comum, isso sem contar os que são mortos para serem usados em rituais.
Mas de onde veio todo esse preconceito?
Foi na Idade Média que nasceu a superstição de que os gatos de cor preta traziam azar. Acreditava-se que os felinos, devido a seus hábitos noturnos, tinham relações com seres malignos, e se o gato era da cor negra, era considerado diabólico, uma vez que essa cor era associada às trevas e à magia negra. Com isso, na cultura medieval, os gatos pretos foram ligados às feiticeiras. Eles sempre tiveram um simbolismo ligado ao oculto e eram tidos como guardiões ou espíritos familiares das bruxas. 
No século 15, o papa Inocêncio VIII chegou a incluir os gatos pretos na lista de seres hereges perseguidos pela Inquisição.
Esses animais foram frequentemente referenciados na cultura popular, sendo citados em livros e filmes de suspense e terror.
E toda sexta-feira 13 e Dia das Bruxas, os gatos pretos sofrem agressões e são mortos por causa desse preconceito que dura até hoje.  Por isso o CCZSP adotou uma medida que proíbe a adoção de gatos pretos na proximidade dessas datas para tentar evitar ao máximo os abusos e maus tratos.  Além deles, protetores de animais buscam proteger os gatos e conscientizar a população de que esses animais também merecem carinho e respeito, como qualquer outro.

Nenhum comentário: