Previsão do tempo

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Guarda Civil Comunitária já atua em Tatuí

Desde o dia 1º janeiro deste ano, a Guarda Civil Municipal (GCM) começou a trabalhar com o novo sistema de Guarda Civil Comunitária com sub-sedes em Americana e no Jardim Santa Rita. Em Americana também existe o trabalho da Guarda Civil Ambiental.
Segundo o sub-inspetor Roberto Carlos Antonio, que é o comandante da sub-sede de Americana, a Guarda Civil Comunitária foi idealizada sobre projeto comunitário de segurança de autoria do sub-comandante Francisco Carlos, que fez um curso de 20 dias na Academia de Polícia Militar do Barro Branco. No retorno desse curso, ele adaptou o projeto para fazer a Guarda Comunitária em Tatuí. Após trabalho de adequação, a GCM e a Secretaria Municipal de Segurança Pública selecionaram 30 guardas que passaram por curso intensivo para conhecimento do trabalho comunitário e ambiental. Com o término desse curso foram formadas as equipes que atuam nas sub-sedes.
O comandante da sub-sede de Americana explicou que a Guarda Civil Comunitária foi criada visando a prevenção, identificação e solução de conflitos e delitos na comunidade onde atua.
Trabalho em Americana
A equipe da Guarda Civil Comunitária de Americana é formada por dez guardas,que estão em constante contato com a população do distrito, especialmente com a Associação de Amigos do Bairro, para tentar solucionar os problemas do local.
“Nessa época temos as cheias. Trabalhamos em união com a Defesa Civil para alertar e orientar os moradores das áreas de risco, além de fazer a retirada dos objetos e móveis das propriedades alagadas. Também monitoramos os rios de hora em hora, trabalho feito junto com o gerente da represa, o sr. Carlos”, contou o comandante Carlos. Ele ainda revelou que a Guarda Comunitária tem o objetivo de levar conhecimento aos moradores, visitando casa por casa para fazer o cadastro deles, e assim, conhecer mais a fundo a realidade de quem vive no distrito.
“Ficamos impressionados com a relação de amizade que os moradores daqui têm um com o outro. Para mim é engrandecedor ver uma comunidade tão atuante e amiga”, enfatizou o comandante.
A sede da Guarda está passando por reforma para se adequar aos projetos que serão realizados, entre eles, o de aulas de artes marciais para as crianças de Americana, que serão dadas por membros da corporação, que irão doar seu tempo e conhecimento.Dois outros projetos que envolvem as crianças são o de oferecer computadores à elas e de passar filmes infantis e educativos, dentro da ação “Cinema na Sede”, onde o objetivo é transmitir educação e conhecimento, além de oferecer lazer para as crianças. Para isso, a ideia é criar uma sala que lembre as tradicionais salas de cinema, com direito à pipoca e sucos.
O comandante também disse que através de uma parceria com a Prefeitura, vão ser realizadas palestras com profissionais de diversas áreas da Saúde. Os moradores também terão a oportunidade de fazerem críticas e sugestões para a Guarda, através de caixas colocadas no distrito.
“Queremos também levar nossos projetos para a escola daqui”, comentou Carlos. “Nosso desejo é abrir as portas da sede para a comunidade, para que aqui seja como a segunda casa dos moradores de Americana”, completou.
Guarda Civil Ambiental
Em Americana também atua a Guarda Civil Ambiental que em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, busca conscientizar a população rural sobre a legislação ambiental. Os guardas ambientais também patrulham as áreas rurais e atuam contra crimes ambientais.

Nenhum comentário: