Previsão do tempo

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Sua arma! Seu voto! - Carlota Franco

Ainda hoje, 188 após a Independência, o “Grito do Ipiranga” protagonizado pelo príncipe regente D. Pedro I, ainda é um assunto não resolvido entre os historiadores e provoca discussões, contestações e muitas divergências. Foi um processo por demais complexo nossa emancipação, política, social e principalmente econômica do Reino de Portugal. Nosso país vinha sofrendo desde a colonização, com aproveitadores, maus colonizadores, uma dependência total à Portugal, que ditava duras regras e impunha uma obediência cega, ficamos por muitos anos amarrados “dos pés a cabeça à Coroa Portuguesa”.
A política econômica de Portugal com relação ao Brasil foi predatória, baseando-se na extração do pau-brasil (único produto que lhes interessava) e na exploração da mão-de-obra indígena. Em 1548 chegaram os primeiros escravos africanos que assim, definiu a ocupação produtiva do país. Tanto os exploradores (portugueses) quanto os trabalhadores (negros) vinham de fora. O país vivia um sistema de economia transplantada, ao qual iria também corresponder uma cultura transplantada.
Deveríamos nesse 07 de setembro estar comemorando nossas conquistas democráticas. Mas que conquistas são essas? Que democracia é essa? Quando a máquina pública é usada descaradamente para objetivos individuais e não os do coletivo? Onde está a punição dos culpados pela violação dos sigilos fiscal e bancários de dirigentes “tucanos” e seus familiares? Estamos boquiabertos, vendo a Polícia Federal +Receita+ Advocacia Geral da União, cruzarem os braços (principalmente perto das eleições) sem interesse algum de apontar ou punir culpados. A Receita se porta como “senhora intocável e absoluta” sem precisar prestar contas, esquecendo-se que um dos princípios mais importantes da democracia é o sigilo dos cidadãos. Vemos com pesar tais absurdos comprometedores como o esquema dos “dossiês”, a devassa da privacidade fiscal, que fazem parte desta nossa democracia “tupiniquim” que fica o “dito pelo não dito” até que o tempo passe, tudo fique esquecido e nada aconteça com os envolvidos. E viva a democracia brasileira!
Nosso medo, como patriota e cidadão brasileiro, que numa eventual vitória da candidata do governo (Lula “paz e amor”) teremos a volta da democracia “de aparências” onde o governo assume o controle de tudo, como: de máquinas sindicais, de movimentos sociais, o controle da Câmara e do Senado pelo Executivo. Sem querer, querendo para que nada manche o perfil da candidata Dilma e que nada “arranhe” sua imagem vencedora, Mantega em recente entrevista deu a entender que sempre há vazamentos e violações de dados sigilosos. Será? Então no nosso entender a Receita é uma espécie de casa da “mãe Joana”. Pense comigo. Cadê nossos princípios e valores?
Infelizmente a mídia continua a influenciar os eleitores na intenção de votos. É muito comum ouvirmos: “Não quero perder meu voto”! E votam naquele que as pesquisas apontam com maior intenção de votos. Uma pergunta que não quer calar. Você amigo leitor alguma vez já foi “alvo de pesquisa” sobre sua preferência, para essa futura eleição de 2010? Vou falar no seu ouvido... Dizem que os responsáveis pelas pesquisas (Ibope) colocam um aparelhinho bem escondidinho em algumas casas. Pode!
Ainda é tempo de conscientizar os eleitores. O Voto é sem dúvida a maior conquista democrata, uma conquista do povo, portanto deve ser usado com critério e responsabilidade.

Nenhum comentário: