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segunda-feira, 27 de setembro de 2010

PAD faz mutirão para melhorar atendimento de pacientes

O Programa de Atendimento Domiciliar (PAD) da Secretaria de Saúde está fazendo um mutirão por toda a cidade. O objetivo é diminuir o número de pacientes, encaminhando-os para as Unidades Básica de Saúde (UBSs), caso o paciente resida a duas quadras de distância do posto ou, em casos de melhora, através de alta médica, para atender com mais frequência e com melhor qualidade os pacientes mais necessitados.
O PAD está atendendo a 283 pacientes acamados, e tem como meta o atendimento a 200, assim, as visitas intercaladas por enfermeiro e médico que são feitas a cada 30/40 dias, teriam seu tempo reduzido para 15 dias.
O mutirão realizado no dia 10, contou com oito equipes atuantes em 11 microrregiões, tendo a participação da secretária da Saúde, Kátia Abuchaim, e de cinco médicos, além de enfermeiros e auxiliares, que foram a campo visitar os pacientes. Um relatório a respeito de cada acamado foi realizado.
Estrutura do Programa
O PAD funciona há três anos e atua diariamente nas casas de doentes impossibilitados das zonas rural e urbana de Tatuí. A equipe é formada por uma clínica-geral, um enfermeiro, dois auxiliares de enfermagem, quatro fisioterapeutas, um nutricionista e um pneumologista.
A inclusão de pacientes ao PAD é feita através das UBSs. Pacientes que estejam interessados no atendimento a domicílio devem ir ao posto de saúde mais próximo e serem avaliados por um profissional enfermeiro ou médico, e em caso de confirmação da necessidade à assistência ao paciente, é encaminhada ao PAD uma solicitação.

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