Previsão do tempo

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Sem segredos - Patric Marcelo

Tecnologia na Copa

Assunto do momento entre os brasileiros, a Copa do Mundo toca os corações dos mais céticos em relação ao futebol, na verdade o sentimento que toma conta do nosso povo pode ser comparado às conquistas realizadas em guerras de outrora, afinal, as "batalhas" em campo acontecem entre nações de diversos países e continentes, que se confrontam na busca do objetivo maior, "o caneco". Os onze jogadores, quando entram em campo, representam milhões de fanáticos futebolísticos (e eu sou um deles) e sofrem a pressão da imprensa, da opinião pública, pois cada um de nós tem um técnico de futebol especializado em nossas mentes que acredita que o "nosso" time seria o melhor para o nosso país, e no fundo queremos ser, por mais uma vez, a melhor seleção do mundo.
É incrível o poder de evolução que os meios comunicativos vêm sofrendo nas últimas décadas, pois a primeira Copa do Mundo a ser transmitida pela televisão foi em 1954 com imagem em preto e branco, que era realmente fantástica para o povo daquele tempo. Na verdade, poucas pessoas tiveram a oportunidade de acompanhar os jogos.
De lá pra cá as mudanças não cessaram (ainda bem né!). Em 1970, como todos devem saber, foi a primeira Copa do Mundo a ser televisionada para todo o mundo. No total, 50 países de todo o mundo assistiram ao evento e olha só o detalhe, em cores! As pessoas desse tempo puderam acompanhar Péle e companhia na conquista de mais um mundial, e ver a camisa amarela brilhando em solo mexicano.
Em 1994 tivemos uma inovação no modo de transmitir futebol, as câmeras em ângulos invertidos davam uma nova sensação ao que já estava fadado ao “mesmismo”, mas, outra vez, a capacidade de criação do homem nos surpreendeu.
Até aí tudo bem, mas o que vem agora para 2010 (infelizmente, não pude comprar a minha ainda...), a tecnologia 3D está se difundindo no mercado televisivo e para este mundial, a Fifa anunciou que a Copa do Mundo da África do Sul será a primeira da história a ser transmitida com imagens em terceira dimensão. Cerca de 25 partidas do torneio serão mostradas com a nova tecnologia, que promete dar a sensação de que se está assistindo à partida ao vivo. “É o amanhecer de uma nova era nas transmissões esportivas”, disse o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke. A novidade, porém, deve ser aproveitada por poucos torcedores. Aparelhos e transmissões de imagens em 3D ainda são raros. Não por coincidência, a Sony, patrocinadora oficial do evento, está tentando ser a pioneira neste grande mercado – e vai usar a Copa para promover a nova tecnologia. Restará aguardar pelo filme oficial do torneio, que também será produzido com uma versão em 3D – outro fato inédito do Mundial.
Com toda essa evolução tecnológica, é interessante que alguns países tratem o evento com maus olhos, é o caso da Coréia do Sul que ameaça não transmitir imagens da Copa, devido à tensão diplomática entre os dois vizinhos (Coréia do Sul e Coréia do Norte), A informação foi divulgada na quinta-feira, (10), pela cadeia de TV sul-coreana.
Além das novidades no meio televisivo, não podemos nos esquecer do maior meio de interatividade disponível, a Internet claro, e neste mundial, além da Internet nos computadores, teremos celulares capazes de transmitir os jogos...Ah já ia me esquecendo, o "boom" televisivo para este momento, já que as TV’s em 3D estão, talvez um pouco longe da realidade de nossa nação, os aparelhos LCD HD (televisores de alta definição) viraram uma "febre" entre as pessoas... E a verdade é uma só, quando vemos um jogo em HD... Dá vontade de chutar o caixotão que tenho lá em casa!
Tensões políticas a parte, o que interessa mesmo é que o Mundial traz, além do incrível prazer de torcer pela seleção canarinho, a evolução tecnológica que nos aproxima cada vez mais dos estádios de futebol, na segurança de nossos lares.
Bem o que importa mesmo é... Brasil Campeão! E viva a seleção!
Até a próxima.

Nenhum comentário: