Previsão do tempo

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Acne

Entrevistamos Elizete Garcia, que é a técnica responsável da Extratos da Terra. Ela explicou o que é a acne, quais suas causas e seus tratamentos. Confira!
A acne começa a surgir em que idade? Por que ela aparece?
A acne é uma doença de pele que acomete basicamente adolescentes e na grande maioria do sexo masculino. Mas vamos encontrar acnéicos do sexo feminino, acnéicos adultos e acnéicos até com pele não oleosa? O que ocorre é que a acne pode ser de origem genética, hormonal, medicamentosa, solar e emocional. O estresse é um grande vilão na alteração da pele podendo ocorrer outras doenças como vitiligo, psoríase, dermatites, entre outras.
Qualquer alteração na aparência da pele causa transtornos emocionais e deve ser tratada com muita ética e cosméticos apropriados. Como podemos melhorar a condição da pele acnéica:
- Verificar se não possui problemas endócrinos ou hormonais;
- Verificar os medicamentos de uso contínuo, se na bula há a possibilidade de formação de acne;
- Usar cosméticos corretos, sendo sabonetes líquidos a base de frutas vermelhas que são ricas em ácidos naturais, usar somente produtos livres de óleo e de álcool, e não cutucar as lesões trocando este hábito pelos secativos de uso local. Nunca se esquecer do uso diário de filtro solar, pois as lesões podem ocasionar manchas futuras;
- Procure se condicionar no hábito de diariamente higienizar a pele com sabonete líquido, tonificar com loção apropriada, usar filtro solar não oleoso pela manhã e à noite secativo nas lesões. Estes hábitos lhe trarão uma pele menos oleosa, com menos brilho e de aspecto saudável;
- Procure sempre não manipular as lesões, assim como fazer o uso de cosméticos vegetais a base de frutas vermelhas e romã, que é um excelente adstringente natural.
Existem tipos diferentes de acne?
A acne ocorre em vários graus e por vários motivos. Os graus mais conhecidos são: Grau 1 - oleosidade excessiva, comedões (cravos) e algumas pápulas ou pústulas; Grau 2 - refere-se a uma pele mais sensibilizada por várias pústulas, processo inflamatório com lesões com menos de 1 cm de diâmetro; Grau 3 - pele extremamente sensibilizada por lesões como pústulas, nódulos ou cistos; Acne conglobata ou nódulo cístico - pele apresentando lesões com diâmetro maior que 1 cm. Alguns graus inflamatórios devem ser tratados pelo médico e a esteticista conjuntamente, pois há casos de necessidade de tratamento com medicamentos, antibiótico ou outros mais invasivos.
Alguns casos de acne são funcionais, o que significa que o meio onde se vive pode influenciar na patologia ou algum comportamento. Explicando melhor podemos encontrar acnéicos que trabalham em locais muito quentes, ou cozinhas, ou mesmo sob o Sol como estivadores ou lavradores, mecânicos de carro, pois trabalham em meio a muita graxa e óleo passando as mãos pelo rosto em vários momentos, e mesmo quando na sua higienização, usam habitualmente sabões a base de soda que alteram o pH da pele trazendo lesões em peles normais.
Os hábitos da pessoa influenciam o surgimento da acne?
Hábitos podem influenciar no surgimento da acne. Pessoas que se utilizam de produtos oleosos ou inapropriados ao biótipo cutâneo podem alterar o pH e flora da pele trazendo transtorno à normalidade desta pele. Medicamentos de uso contínuo podem em alguma circunstância causar acne, exemplo são alguns antidepressivos, anticonvulsivos, antibióticos entre outros. Alimentação não causa acne, porém algumas pessoas fazem reação alérgica ou de hipersensibilidade a alguns alimentos podendo então ocorrer o surgimento de oleosidade excessiva e algumas lesões de acne.
Há um mito sobre chocolate, amendoim, e isso realmente é mito, mas se percebemos uma alteração na pele quando ingerimos algum alimento, devemos respeitar nosso metabolismo e deixar de ingerir enquanto tratamento.
Como prevenir a acne?
Acne é uma patologia que pode ser funcional, genética ou outros fatores. Desta forma a prevenção quando há um fator genético fica por conta de amenizar uma provável incidência. Mas de forma geral, o uso do sabonete líquido diário com ativos vegetais antissépticos e secativos, loção tônica secativa também com ativos vegetais e controladores da oleosidade, como extratos de romã, frutas vermelhas. O acnéico deve sempre hidratar sua pele com proteção solar, pois as lesões certamente se transformarão em manchas se não protegidas. O hidratante deve ser livre de óleo não tendo a necessidade de ser em gel, uma emulsão leve é recomendável. A importância da hidratação se explica na manutenção da normalidade da pele, na manutenção do pH e na desincrustação e amolecimento do sebo que pode ocluir as glândulas sebáceas trazendo lesões mais graves.
- Muitas mulheres adultas ainda sofrem com a acne. Por que isso acontece?
Não existe literatura explicando esta incidência, porém já se sabe dos fatores emocionais e hormonais. A acne adulta é resistente aos tratamentos convencionais, mas quando bem indicado tomando-se as causas através de exames clínicos, acompanhamento clínico, psicológico e estético com profissional capacitado pode-se obter resultados surpreendentes.
- Quais são as consequências da acne para a pele?
Consequência são as manchas e cicatrizes. As manchas podem ser prevenidas com uso de hidratante com FPS repassados a cada duas horas. As cicatrizes podem ser atenuadas não escoriando as lesões e quando já existentes, hoje já existem vários procedimentos médicos que atenuam e melhoram o aspecto das cicatrizes.
- Como tratar a acne?
O tratamento da acne em graus menores pode ser realizado por profissional esteticista capacitado, e uso home care recomendado pelo mesmo. Geralmente são procedimentos como limpeza de pele, descongestão, drenagem linfática, laser, e equipamentos que auxiliem no tratamento. Já em graus inflamatórios o tratamento deverá ser acompanhado pelo médico, em muitos casos usam-se medicamentos via oral, tópicos, e se necessário até invasivos em hospitais. O medicamento mais comumente usado é a isotretinoína oral. Porém, seu uso deve ser orientado pelo médico, pois há contraindicações e há de ser assinado um contrato explicativo de responsabilidade por parte do cliente.

Nenhum comentário: