Previsão do tempo

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Tratamento à base de ácido hialurônico ajuda a suavizar as olheiras

As olheiras representam um tremendo inconveniente estético, capazes de ofuscar o mais belo olhar e atrapalhar um belo make-up, mesmo com uso de produtos corretivos. E, ao contrário do que muitos possam pensar, as olheiras nem sempre têm relação direta com noites maldormidas. Essa hiperpigmentação ao redor dos olhos é causada por diversos fatores, dentre eles a genética, a etnia e até mesmo o avanço da idade, que faz com que a pele fique mais fina nessa área. O quadro pode piorar devido a outros motivos do cotidiano, como cigarro, excesso de bebidas e período menstrual, já que nesta fase o fluxo sanguíneo estimula a dilatação dos vasos na região.
“Olheira é algo que aflige demais as mulheres. Compressas geladas na região e, até, a maquiagem ajudam a suavizá-las. Hoje, já existem também tratamentos na medicina estética que solucionam este problema. Um deles é a aplicação de ácido hialurônico”, relatou a Dra. Aurea Lopes (CRM-SP 79218), mestre em dermatologia pela Universidade de São Paulo, especialista em medicina estética, Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica e da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Americana de Dermatologia.
Géis injetáveis à base de ácido hialurônico, como o Mesolis Plus, Esthélis Soft e Basic da Dermalis, são capazes de reduzir as olheiras e o aspecto de olhos encovados, permitindo "abrir" o olhar, deixando-o mais luminoso e a face com a textura hidratada e rejuvenescida.
Na entrevista abaixo, a especialista explica com mais detalhes como tratar das olheiras e manter uma aparência saudável. Acompanhe.
1-Quais os fatores que causam as olheiras?
As olheiras têm dois componentes: um vascular e um pigmentar, a soma destes dois fatores permite que ocorra um excesso de sangue e melanina na região. Por isso, a cor mais escura ao redor dos olhos.
2-As olheiras passageiras podem ser amenizadas com compressas geladas? As olheiras crônicas (persistentes) têm tratamento? Quais?
Normalmente, indicamos para as olheiras crônicas três tipos de tratamentos: 1) a aplicação da carboxiterapia, que oxigena a região; 2) a luz pulsada que vai agir na parte vascular e pigmentar e 3) o preenchimento, quando a olheira também é acompanhada por uma depressão da região.
3-Nos tratamentos à base de ácido hialurônico, como esta substância age na região ao redor dos olhos? Tem alguma contraindicação?
O ácido hialurônico quando aplicado nesta área tem a função de preencher, se existe depressão, hidratar e clarear a área escurecida. Sim, há contraindicação de usar ácido hialurônico nos casos onde há flacidez em toda área ao redor dos olhos, porque sua aplicação poderá levar à formação de uma bolsa no local, pesando os olhos, resultado que ninguém deseja. Se o especialista aplicar muito próximo ao canal lacrimal também poderá ocorrer complicação por obstrução do canal, é importante ter cuidado também com o forâme infraorbitário que fica localizado logo abaixo da reborda infraorbitária, pois dali emerge o nervo infraorbitário e há risco de uma aplicação errada lesionar este nervo.
4- Quantas sessões são necessárias neste tratamento e qual a durabilidade dos resultados?
O número de sessões ainda é variável. Na minha experiência clínica chego a fazer de uma a três sessões. A durabilidade também é variável e, normalmente, faço uma vez ao ano.
5-Como deve ser feita a manutenção?
A manutenção deve ser feita uma vez ao ano ou quando necessário.
6-Pode-se aliar o uso de cremes durante o tratamento com ácido hialurônico? Que ativos estes cosméticos devem conter em sua formulação?
Pode e deve-se aliar cremes durante e após o tratamento. Estes cosméticos devem conter ativos clareadores, descongestionantes, anti-inflamatórios e hidratantes.
7-Pode-se aliar outros tratamentos estéticos para se amenizar as olheiras? Quais?
Normalmente quando faço a opção de aplicar o ácido hialurônico, associo somente tratamentos tópicos.
Serviço
Dermalis – www.dermalis.com.br
Laboratório Anteis – www.anteis.com

Nenhum comentário: