Previsão do tempo

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Sua saúde

Você é emetrope?

Emetropia é quando a pessoa não necessita usar óculos de grau para corrigir sua visão, ou seja, sua visão está dentro da normalidade.
No olho emetrope a luz entra nos olhos e atravessa diversas partes do olho. Durante este percurso a luz é convergida, formando o foco da imagem exatamente sobre a fóvea, que é a parte mais sensível da retina.
Mas não é sempre assim, a porcentagem da população que é emetrope é bem pequena.
O oposto de emetrope é ametrope, ou seja, portador de alguma ametropia, que necessita de óculos de grau para corrigir sua visão. Esta é a grande maioria da população.
O ametrope pode ter diferentes necessidades visuais que variam de pessoa para pessoa. O ametrope pode ser:
Míope
O indivíduo que possui miopia tem dificuldade de enxergar de longe, e geralmente tem uma excelente visão de perto. Sua correção é feita com lentes esféricas negativas divergentes.
Hipermetrope
O indivíduo que possui hipermetropia tem dificuldade de enxergar para perto, mas pode ter dificuldade também para longe em alguns casos. Sua correção é feita com lentes esféricas positivas convergentes.
Astigmata
O indivíduo que possui astigmatismo tem dificuldade de enxergar tanto de longe como de perto. O astigmatismo é uma diferença de curvatura da córnea, tornando a imagem distorcida, e pode vir acompanhado de miopia ou de hipermetropia. Sua correção é feita com lentes cilíndricas.
Portanto se você sente dificuldade de enxergar para longe ou para perto, ou sente cansaço ocular após um esforço visual ou no final da tarde, procure um especialista, pois você pode ter uma destas ametropias, que facilmente são corrigidas com o uso de óculos ou de lentes de contato.

Marcelo Nogueira
Óptico Optometrista
Responsável Técnico Óticas Visão
optomarcelo@hotmail.com

Nenhum comentário: