Previsão do tempo

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Manu questiona demora na instalação do Senai em Tatuí

No dia 07, o vereador Manu (PDT), acompanhado por Vicente Antonio Elias, presidente da Associação das Cerâmicas Vermelhas de Tatuí e Região (Acertar), realizou uma visita à escola do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), no município de Itu. Os tatuianos foram recepcionados pelo diretor daquela unidade de ensino, Helvécio Siqueira de Oliveira, e pelo diretor da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e coordenador do Senai no interior paulista, Walter Gimenes. O vereador questionou a demora na instalação do centro de treinamento do Senai em Tatuí, previsto para ocorrer em um terreno onde funcionou o antigo expurgo, no Bairro Boqueirão, cujo prédio já foi demolido.
Segundo o diretor Walter Gimenes, o único entrave para a instalação de uma unidade do Senai em Tatuí hoje é a cessão ou construção de um galpão de 500 m², com infraestrutura básica. Os equipamentos, móveis e profissionais seriam disponibilizados pela própria instituição de ensino. Walter disse também que o Senai já encaminhou, há tempos, projetos e documentos à Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico de Tatuí, relatando esta necessidade para implantar a escola, que deverá oferecer inicialmente os cursos de mecânica, solda e manutenção em indústria cerâmica, este último pelo fato do município ser um polo cerâmico da região. Considerando a demanda de alunos nos cursos de Tatuí, o Senai poderá construir futuramente, com recursos próprios, um prédio nos moldes das demais escolas técnicas do Estado.
De posse destas informações, o vereador apresentou um requerimento na sessão da Câmara Municipal do dia 11, endereçado à Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, onde pergunta ao titular da pasta, Sérgio Antonio Galvão, se há previsão para que seja disponibilizado pela municipalidade um imóvel que abrigaria a unidade do Senai em Tatuí. No texto deste documento, o parlamentar cita a necessidade mínima do galpão e lembra que “Tatuí será contemplada com um centro de treinamento que atenderá aos anseios dos trabalhadores e empresários, abrindo portas para o crescimento econômico da cidade e região”.
Na tribuna, Manu ressaltou a infraestrutura da escola do Senai em Itu e revelou um dado interessante: dos 598 alunos matriculados atualmente na unidade de ensino, somente quatro não estão empregados. “Por isso é importante a vinda do Senai para Tatuí. Se encaixa perfeitamente na realidade que o município vive hoje, com amplo desenvolvimento industrial, onde precisamos de mão-de-obra qualificada e emprego para nossos jovens”. A opinião de Manu é compartilhada pelo presidente da Acertar, Vicente Elias. Na visita a Itu, ele afirmou que o curso de manutenção em indústria cerâmica – previsto para Tatuí – seria importante ferramenta de apoio à produção no setor. “Precisamos de técnicos em secagem, produção e preparação de massa. Vivemos um momento de crescimento econômico, pela grande procura de nossos materiais, utilizado nos programas populares de habitação. Porém, sem mão-de-obra qualificada, corremos risco de ter prejuízos”, completou.
O vereador Oséias Rosa (DEM), líder do prefeito no Legislativo, também usou a tribuna e disse que a atual administração vem trabalhando para encontrar um local que possa abrigar adequadamente o centro de treinamento. “O secretário Sérgio Galvão procura uma área ideal para este galpão e, brevemente, tenho a certeza de que se noticiará a instalação da escola do Senai em Tatuí”, afirmou Oséias. Outro vereador a comentar o assunto foi Ronaldo do Sindicato (PPS). Segundo ele, o Sindicato dos Metalúrgicos – entidade da qual é presidente – ofereceu duas áreas para a instalação desta escola e ambas agradaram ao secretário municipal. Ronaldo reforçou a necessidade de implantar a unidade do Senai em Tatuí, especialmente para atender os setores de metal-mecânica das empresas do município, que têm muitos custos para encontrar e manter trabalhadores qualificados.
O Senai é uma referência em capacitação técnica e mantém 87 escolas, 80 unidades móveis e 220 convênios no Estado de São Paulo. A unidade tatuiana passaria a fazer parte do quadro de escolas regionais coordenadas por Itu. Atualmente, o Senai possui escolas em Tietê (cursos de confecção de móveis), Salto (cursos de metal, mecânica, eletrônica, eletricidade, gestão empresarial e transporte), Porto Feliz (cursos de vestuário e mecânica) e Boituva (cursos de assistente administrativo e eletricista geral). Ainda em Itu, os tatuianos tiveram a oportunidade de conhecer um dos maiores projetos atuais do Senai, a “Escola Cerâmica de Itu”, com 6.500 m², onde serão desenvolvidos projetos ligados às cerâmicas vermelhas e brancas, fabricantes de tijolos, telhas, pisos e revestimentos, além dos setores refratário e de vidração.

Nenhum comentário: