Previsão do tempo

quarta-feira, 7 de abril de 2010

De volta à fábrica, por Vicente Menezes


Tatuí viveu momentos únicos no dia 25 de março. Pela primeira vez em nossos 184 anos de história, tivemos a presença em nossa cidade de um presidente da República. Aliás, o mais prestigiado de todos os mandatários brasileiros, eleitos direta ou indiretamente. Lula veio e exibiu o seu carisma. Deu detalhes sobre as bases do discurso que pretende utilizar nas próximas eleições. Definiu sua política nacional de saúde. Esquadrejou seus esforços na geração de emprego, proteção social e garantia da segurança alimentar. Apresentou Dilma. Cutucou Serra. Falou simples e popularmente ao público de mais de 4 mil pessoas, que não cansou de ovacioná-lo ao longo da cerimônia. Lula contou sobre sua vida como metalúrgico. Relatou com humor e autocrítica, o trágico episódio no qual perdeu um dos dedos da mão esquerda. Mostrou mais uma vez sua preocupação com os mais pobres e menos favorecidos, sua ânsia em distribuir renda e oportunidades. Demonstrou empatia de primeira grandeza, disparando palavras aparentemente despretensiosas, porém carregadas de significados, de quem sabe o que falar e como dizer. Recebeu nosso título de cidadania. Lembrou do Conservatório e do Carnaval. Prometeu voltar.
Ao certo, a imprensa já detalhou todos os acontecimentos e seus vieses. Porém, é preciso dar crédito ao fato. E, antes, é bom refletir. Por que Lula veio a Tatuí? O que teria atraído nosso presidente, além de sua clara missão de entregar as ambulâncias da Samu? A reestruturação e as pretensões de um novo Partido dos Trabalhadores, que enfim ganha fôlego na cidade, e o bom momento político da cidade, encabeçada pelo choque de gestão conduzido pelo prefeito Gonzaga, contribuíram. Mas, a resposta final é aparentemente simples e filosoficamente mais complexa. O presidente do Brasil esteve em nossa cidade graças à capacidade empreendedora de uma das mais importantes empresas tatuianas. Talvez a mais importante.
A Rontan trouxe Lula a Tatuí. Mostrou a maior autoridade do país, que cresce a olhos vistos e é capaz de oferecer mais que bons produtos a preços competitivos. Mostrou que tem colaboradores estimulados, comprometidos com o presente e o futuro da corporação, que mostram alegria ao trabalhar e ao se relacionar com o próximo.
A saga iniciada em 11 de agosto de 1970, pelo espírito empreendedor de Orlando Bolzan, desembocaria com sucesso inquestionável, transformada com êxito na maior empresa sulamericana de equipamentos de sinalização acústico visual e veículos especiais, de coletes balísticos e veículos pesados. A dinastia de sucesso segue com João Alberto Bolzan, José Carlos Bolzan e Antônio Carlos de Angelo. Além de líder do mercado nacional exporta seus produtos para os mais exigentes mercados, EUA, Canadá, México, toda América do Sul e Central, África e expandindo-se ainda agora para o continente Europeu.
Hoje, a empresa mãe, abriga outras irmãs em seu conglomerado, a Rontan Telecon, Rontan Minas Gerais, Rontan Norte América, Rontan Veículos Pesados e Global Service, além da Rovcan, fabricante de capacetes para motocicletas, que atraiu para a cidade investimento e tecnologia da China, e da Fundição Brasileira de Alumínio, considerada líder e a maior em seu segmento, em toda América do Sul, com produção atual de aproximadamente de 2.000 toneladas por mês de peças de alumínio injetadas por alta e baixa pressão. A linha de produção da FBA destina-se basicamente a todas as montadoras de automóveis e autopeças do Brasil e inclui exportações para os EUA.
Uma verdadeiro Oasis de desenvolvimento estabelecido em nosso município - em meio a um espaço ainda arenoso e desértico de oportunidades - com uma área de 290 mil metros quadrados de terreno, 85 mil metros quadrados de área construída, com previsão de ampliação para os próximos meses de 8 mil metros quadrados.
O grupo gera em todas as suas unidades fabris, mais de 2.500 empregos diretos, e, através de novos desafios, vem desenvolvendo novas unidades de negócios, com implantação de novas fábricas no país e no exterior, em breve no México, e com uma previsão de criação de mais 1.500 novos postos de trabalho, nos próximos dois anos.
Além de suas atividades econômicas, o Grupo desenvolve um importante trabalho social, através do Instituto Vovô Orlando Bolzan, no amparo de inúmeras famílias, crianças e idosos de Tatuí e cidades da região.
Melhor que receber o presidente Lula em nossa cidade é voltar a recebê-lo em julho. Melhor que recepcioná-lo consecutivamente é poder acolhê-lo em uma casa onde emprego, crescimento, socialização de oportunidades e riquezas são exemplos para o Brasil com o qual sonhamos, para Tatuí que humildemente ajudamos a construir e ainda queremos ver, mais forte e progressista.
O metalúrgico retorna à fábrica como presidente. A Rontan mostra que desenvolvimento econômico e social podem, sim, caminhar juntos. O brasileiro solidifica seus paradigmas e descobre entre muitos diferentes o seu caminho comum.

*Vicente Menezes é vereador e líder da bancada do PT de Tatuí, cumpre atualmente seu quinto mandato consecutivo, sendo três como vereador e dois como vice-prefeito.

Nenhum comentário: