Previsão do tempo

sexta-feira, 26 de março de 2010

Tecnologia - Patric Marcelo

Tempos modernos
É interessante como o que realmente atrai a atenção das pessoas é o sentimento, não é mesmo? Aja vista a procura por livros de autoajuda que nos remete à reflexão interna de nossos atos. Talvez não nos interessemos por assuntos "complicados", tais como economia, indicadores financeiros, informática, tecnologia e etc, contudo, para que possamos refletir um pouco, me recordo de uma poesia de Vinícius de Moraes que fala sobre os filhos e tomo a liberdade de citar um trecho:
"Filhos... Filhos?
Melhor não tê-los!
Mas se não os temos
Como sabê-lo?
[...]
Chupam gilete
Bebem shampoo
Ateiam fogo
No quarteirão
Porém, que coisa
Que coisa louca
Que coisa linda
Que os filhos são!"
Para quem se interessou o poema se chama "Poema Enjoadinho".
O que quero dizer leitor, é que só podemos tirar conclusões sobre determinados assuntos quando nos aventuramos no desconhecido, e o que é complicado se transforma em simples. Por exemplo, me recordo das lições dos primeiros anos escolares quando a professora escrevia no quadro "DITADO", aquilo era terrível para mim, mas quando o conhecimento foi surgindo o terror logo foi sumindo até que desapareceu por completo.
Muitas pessoas têm receio de aprender informática pensando que é um bicho de sete cabeças, mas reforço aqui que, depois que tivermos um pouco de conhecimento, o leão tornar-se-a cordeiro e deixará de amedrontar nossas mentes.
Vale lembrar que para o conhecimento não tem idade, não importa se você tem seis ou 60, o que realmente interessa é estar de mente aberta para o conhecimento que é inesgotável.
Se é doutor ou caboclo, poderá descobrir um mundo totalmente novo e cheio de possibilidades... A informática tem invadido todas as áreas de conhecimento, é comum encontramos um fazendeiro fazendo levantamento de seu gado no notebook, algo completamente fora de contexto alguns anos atrás.
Hoje existem programas de computador com um universo de aplicações que destinam-se a auxiliar-nos desde as tarefas mais simples às mais complexas, podemos projetar uma casa em três dimensões e visualizá-la antes de sequer termos iniciado a obra, podemos também navegar na Internet e descobrir aquela receita de bolo há muito tempo perdida, podemos ainda comprar o que quer que seja através do computador (tomando cuidado para não levar golpes de falsários...), podemos ainda ouvir aquela canção dos Beatles que tinha no disco de nossos pais. Ou seja, poderíamos ficar citando exemplos das possibilidades aos montes, o que interessa mesmo é que precisamos viver o agora intensamente, e usufruir da modernidade ao máximo, façamos da tecnologia a ferramenta indispensável do homem do século XXI e tomemos os devidos cuidados para não ficarmos escravos dos teclados, mouses, monitores...
É interessante como o cinema retrata os sábios que sempre vivem em montanhas, cavernas etc, e dominam qualquer assunto sobre tudo e sobre todos, e não têm qualquer apego com a modernidade.
Talvez a intenção seja o desprendimento com as coisas terrenas, e que tudo o que vivemos não tem valor se não estivermos num patamar superior de espiritualidade. É interessante observar os jovens retratados na mídia, completamente ligados à tecnologia envolvidos nos Orkuts, Twitters...
Já para os que estão um pouco mais velhos e não conhecem o computador fica o recado de que nunca é tarde para aprender, pois não podemos evitar o inevitável, e falta muito pouco para tudo ser controlado por computador.
É isso aí leitor, vamos a luta, bons estudos e até a próxima!

Nenhum comentário: