Previsão do tempo

domingo, 7 de março de 2010

Sua casa - Rafael Christen

Arquitetura Bioclimática

A chamada “Arquitetura Bioclimática” é um conceito que visa a harmonização das construções com o meio ambiente de forma a aperfeiçoar a utilização dos recursos naturais disponíveis (como o luz solar e o vento), possibilitando conforto ao homem em harmonia com a natureza, de acordo com as características bioclimáticas de cada local. Assim, consegue-se aumentar a eficiência energética das construções e reduzir os impactos ambientais.
Um projeto que utiliza estes princípios, aplica-os desde a implantação da edificação no terreno até a definição dos materiais de revestimento. Veja algumas dicas:
Insolação
Uma casa bem orientada no terreno é meio caminho andado para obter-se um maior conforto térmico.
Ventilação
A ventilação é uma característica dos projetos bioclimáticos, cumprindo dois papéis: higienização dos ambientes através da renovação do ar em seu interior e diminuição da temperatura interna armazenada no interior dos ambientes.
Vegetação
A vegetação deve ser empregada como elemento amenizador da temperatura externa.
Gramados e forrações do solo sempre diminuem a temperatura em 1° ou 2°C, já as árvores, dependendo do porte, funcionam como elementos de sombreamento das fachadas e telhados.
Materiais
Os materiais construtivos e de revestimento devem ser escolhidos em função de suas características físicas de armazenar calor por menor ou maior tempo, e de transmitir o calor para o interior da edificação.
Pedras, alvenaria maciça, paredes de solo cimento, cerâmicas e revestimentos à base de rochas são ótimos isolantes e ajudam a conservar a temperatura constante no interior dos ambientes por mais tempo. Alvenaria de tijolos vazados e painéis de madeira não são tão eficazes em manter as temperaturas internas constantes.
Cobertura (telhado)
As coberturas são elementos importantíssimos, a forma e os materiais permitem maior ou menor acúmulo de calor no interior da edificação.
Coberturas planas, quando não possuem isolamento térmico são as menos indicadas para climas quentes. Já as coberturas inclinadas podem ser voltadas, a favor ou contra a maior exposição ao Sol.
Esquadrias
As esquadrias devem ser escolhidas em função da necessidade de ventilação e iluminação. Esquadrias de venezianas permitem a ventilação permanente sem que haja incidência direta do Sol. Esquadrias que compartilham venezianas e vidros permitem simultaneamente ventilação e iluminação.
Procure sempre um profissional.

Nenhum comentário: