Previsão do tempo

domingo, 7 de março de 2010

Iamspe e Santa Casa de Tatuí esclarecem dúvidas dos conveniados

O jornal É Notícia recebeu reclamações de funcionários públicos conveniados do Iamspe, que não conseguiam atendimento médico e nem a realização de exames pelo convênio.
Por isso, entramos em contato com a Santa Casa de Misericórdia de Tatuí e com o Iamspe, para esclarecer as principais dúvidas dos conveniados.
Consultas
De acordo com a assessoria de imprensa do Iamspe, o Sistema de Saúde Iamspe mantém hoje atendimento local em 189 municípios e conta com mais de 1.700 médicos credenciados que atendem o servidor direto em clínicas e consultórios particulares.
Em Tatuí se credenciaram até agora apenas quatro médicos que atendem nas especialidades de clínica médica, cardiologia e ortopedia:
Clínica Médica - Rua do Cruzeiro,nº 1022, Centro. Tel.:3251 4173
Clínica Médica, Cardiologia - Rua Cônego Demetrio, nº 890, Centro. Tel.:3251-4941
Ortopedi a- Rua 13 de Fevereiro, nº321, Centro. Tel.: 3205-2526
Otorrinolaringologia - Rua Capitão Lisboa, nº 715, Cj. 33 – Edifício 1º de Maio, Centro. Tel.:3259-1152
O Iamspe está empenhado em ampliar sua rede de prestadores de serviço no Estado, inclusive em Tatuí. Em 2008, quando o Instituto passou para a Secretaria de Gestão Pública, foi iniciado um processo de modernização com a implantação de um novo modelo de assistência.
A meta do Iamspe para Tatuí é credenciar o mais rápido possível pelo menos mais oito profissionais sendo um clínico geral, um dermatologista, um endocrinologista, um gastroenterologista, dois ginecologistas, um neurologista e um pediatra. Para isso, o credenciamento continua aberto e mais informações podem ser obtidas no site www.iamspe.sp.gov.br.
O Instituto remunera por atendimento e paga R$ 34 por consulta, mesma faixa de valor de outros planos. Periodicamente funcionários do Iamspe entram em contato com médicos de Tatuí em busca de novos credenciados.
A estratégia de expansão do Iamspe também prevê a contratação de hospitais, como a Santa Casa de Tatuí. O Iamspe já tentou credenciar o Hospital da Unimed em Tatuí e assim aumentar a oferta de serviços aos seus usuários, mas a citada entidade hospitalar informou que não tem interesse no contrato.
Iamspe e a Santa Casa de Tatuí
O interventor municipal da Santa Casa de Tatuí, Antonio Marcos de Abreu, esclareceu que o conveniado do Iamspe tem o direito só à internação no hospital. A partir do momento que ele for internado, receberá todo o atendimento médico necessário, assim como poderá realizar todos os exames clínicos que precisar. “Se a pessoa for internada aqui pelo Iamspe e precisar de qualquer médico, ela terá esse atendimento, inclusive se precisar de cirurgia, terá também”.
Exames
De acordo com a assessoria de imprensa do Iamspe, a Santa Casa de Tatuí deve realizar os exames clínicos que oferece também para os conveniados do Iamspe que não estejam internados. Já o interventor da Santa Casa afirmou que o hospital só oferece exames para pacientes internados, mas disse que realizou uma reunião com laboratórios para resolver o assunto.
Ainda conforme a assessoria de imprensa do convênio, no começo do ano, o Iamspe credenciou a empresa Diagnósticos da América, dona das marcas Delboni e Lavoisier, para oferecer exames laboratoriais e de imagem em várias cidades do interior. A entrada em funcionamento das unidades será progressiva, mas já estão confirmados novos laboratórios nas cidades de Sorocaba até o final de abril e em Itapetininga em data a ser definida.
Para viabilizar a ampliação da sua rede de atendimento, o Iamspe conta com um repasse de R$ 250 milhões até 2010. Liberado pelo governador José Serra, os recursos só podem ser usados em novos investimentos e melhoria do atendimento.

Um comentário:

Anônimo disse...

Achei muito válido essa matéria pois os convenios que aqui atuam,que são, apenas dois, tem um sistema de monopólio... A unidade de atendimento do plano Unimed e dificulta a entrada e a permanencia de novos planos, pois há uma regra dos médicos credenciados unimed para atuarem em planos, dificultando a entrada dos mesmo, em outros planos. No ano de 2003 a Mediplan se instalou aqui em Tatuí e houve uma adesão muito grande, pois os servisos prestados eram bons, mais não durou e foi convidada a se retirar da cidade, pois, estava deixando p atras o plano unimed, assim quebrando o monopólio.