Previsão do tempo

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Lei autoriza instalação de bicicletários em Tatuí

A Câmara Municipal aprovou na última semana, em dois turnos, projeto de lei de autoria do vereador Manu (PDT), que autoriza a municipalidade a instalar locais para estacionamento e guarda de bicicletas na cidade, denominados “bicicletários”. A fiscalização e organização dos bolsões ficará a cargo do órgão municipal de trânsito. Os estacionamentos serão padronizados em modelo, material, cor e logotipo e deverão oferecer encaixes adequados às bicicletas, além de facilidade de manejo aos proprietários. A Prefeitura não se responsabilizará por danos ou furtos de bicicletas nestes locais.
O vereador Manu esclarece que seu projeto deverá trazer mais segurança aos proprietários de bicicletas e melhorar o trânsito na área central do município. Atualmente, é comum observar bicicletas encostadas nas guias, dificultando o estacionamento de veículos, ou acorrentadas em postes, impedindo o fluxo normal de pedestres nas calçadas. “Com a instalação dos bicicletários, esperamos acabar com este problema. Cada usuário terá seu próprio cadeado e irá estacionar sua bicicleta em um local seguro e adequado”, destacou o vereador.
Segundo Manu, o prefeito Gonzaga demonstra grande interesse em instalar os bicicletários em Tatuí, já que a cidade está em vias de ganhar um sistema cicloviário. O prefeito autorizou a Secretaria Municipal de Obras a analisar a viabilidade do projeto, para atender as reais necessidades dos ciclistas tatuianos. Na semana passada, o vereador Manu e o secretário de Obras e Infraestrutura, Marcello Ribeiro, circularam pelo centro da cidade, para verificar possíveis locais de instalação dos bicicletários e ouvir cidadãos.
O secretário de Obras citou alguns locais que precisam com maior urgência dos bicicletários, por causa do grande movimento. “Pretendemos atender a Praça da Matriz, a Praça da Santa, a Rodoviária, o Mercado Municipal e alguns pontos da Rua Prudente de Moraes, 15 de Novembro e 11 de Agosto. Estes locais de estacionamento deverão ter aproximadamente dez metros de comprimento e capacidade para até vinte bicicletas, com encaixes específicos para este tipo de veículo”, esclareceu Marcello, lembrando que a instalação dos bicicletários não implicará na redução do número de vagas de estacionamento para os automóveis e motocicletas.

Nenhum comentário: