Previsão do tempo

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Sua arma! Seu Voto! - Carlota Franco


As pesquisas indicam que cada vez é maior o número de mulheres na conquista do espaço na vida político-administrativa do Brasil. O número de eleitoras também é bem maior que de eleitores. A mulher, devagar, vai ocupando posições, sendo ouvida e respeitada pela sua competência, assustando os “machões”, sendo até apontada como pré-candidata ao maior cargo político: mandatária do Brasil. Pode!
Estamos carentes de líderes! Mesmo sendo intenso o movimento dos pré-candidatos, para se posicionarem politicamente à sucessão de Lula, ainda fica muito difícil para o brasileiro escolher bem seu Presidente. Por incrível que pareça, nosso Presidente marcou fortemente o cenário político brasileiro, com sua maneira peculiar, seu gestual simples de homem do “povo”. Sua imagem pública principalmente no exterior é imbatível! Com qualidades e defeitos, circulando pelo mundo, levando seu discurso proletário de pouca fluência verbal, às vezes um tanto brincalhão, um tanto jovial, mas empolgando e convencendo as outras plateias com seu charme popular! Se formos analisar o que “temos” como possíveis presidenciáveis, até já sentimos saudades de Lula! Será?
Nosso Presidente a poucos meses de deixar o governo (com reconhecida popularidade) está apostando todas suas fichas em Dilma Rousseff, e os partidos se engalfinhando na disputa de eleitores na montagem de seus palanques, enquanto impaciente o presidente da Câmara Michel Temer quer publicamente um posicionamento oficial de uma aliança formada pelo PT com o PMDB. Pode! Vai ficar difícil, “trocar de lado” ou encerrar a aliança com Lula e buscar um outro futuro, para muitos políticos é “treva”! Essas alianças são polêmicas e não existe tranquilidade porque o preço é alto demais para quem está de “olho” em candidaturas próprias para governo de Estados Importantes e também significa dar uma vaga de vice na chapa de Dilma (ministra chefe da Casa Civil) ao PMDB. Claro! É esquisito, a ministra Dilma até agora não ter assumido sua candidatura, porém as pesquisas mostram que seu desempenho fraco, deixa muito a desejar. São muitos os candidatos a vários cargos em 2010. A sucessão vem com força e os partidos buscando novas alianças, fazem tudo para sua sobrevivência política e poder voltar ao poder, no próximo ano.
Os eleitores brasileiros querem mais é conhecer melhor os pré-candidatos, saber do desempenho de cada um, saber dos seus projetos, posicionamento passado, suas votações, seu plano de governo, como ativar a economia, estabilidade da moeda, educação e saúde (prioridade nacional) proteção policial para preservar nossa integridade física, resguardar nosso patrimônio adquirido ao longo dos anos com muito sacrifício e trabalho. Enfim, uma sondagem investigativa para que o cidadão possa votar mais consciente. Caminhar é preciso, avançar também!

Nenhum comentário: