Previsão do tempo

sábado, 27 de junho de 2009

Projeto incentiva utilização de bicicletas

O vereador Vicente Menezes (PT) apresentou, na Câmara Municipal, um projeto de lei que institui o sistema cicloviário de Tatuí e incentiva a utilização de bicicletas. “Nesta época de discussão e preocupação com a preservação do meio ambiente nos quatro cantos do planeta, estamos propondo, através deste projeto, uma saída para reduzir a emissão de gases poluentes, com a simples mudança de hábitos e conceitos diários”, destacou o vereador. A propositura segue um modelo de sucesso, que ganha adeptos na Europa e Estados Unidos.
De acordo com o projeto, o sistema cicloviário de Tatuí seria composto por rede viária para transporte de bicicletas, formada por ciclovias, ciclofaixas, faixas compartilhadas e rotas operacionais de ciclismo. A ideia é separar fisicamente a circulação de bicicletas do tráfego geral já estabelecido, seguindo as determinações do Código Nacional de Trânsito. A estrutura também deverá ser constituída de locais específicos para estacionamento, denominados de “bicicletários” e “paraciclos”. Os bicicletários serão espaços destinados para o estacionamento de longa duração, enquanto os paraciclos são direcionados ao estacionamento de curta e média duração em espaço público. O texto da propositura diz ainda que os edifícios públicos, indústrias, escolas, centros de compras, parques, condomínios e outros locais de grande fluxo de pessoas deverão possuir locais para estacionamento de bicicletas. E a futura elaboração de projetos para construção de praças e parques, incluindo os lineares, com mais de quatro mil m², deverá contemplar o tratamento cicloviário nos acessos e no entorno próximo, além do sistema de estacionamento.
Vicente Menezes lembra que as ações de implantação serão gerenciadas pela Comissão Executiva Municipal de Trânsito (Cemtran).
O projeto de lei foi encaminhado às comissões da Câmara Municipal, para receber pareceres, e depois retorna ao Plenário, para discussão e votação dos vereadores.

Nenhum comentário: