Previsão do tempo

terça-feira, 21 de outubro de 2008

Projeto “Jovem Doutor” orienta pacientes


Na manhã desta terça-feira, dia 21, os alunos que participam do Projeto Jovem Doutor, desenvolvido pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), em parceria com a Fundação Manoel Guedes e Secretarias Municipais de Saúde e Educação da Prefeitura de Tatuí, orientaram os pacientes sobre Lombalgia (o tema atualmente analisado pelos estudantes) na Unidade Básica de Saúde “Antonio Rodrigues”, na Vila Esperança.
Foi ministrada uma palestra sobre como prevenir dores nas costas e também o que fazer para evitar desvios na postura, além de maneiras corretas para praticar exercícios.
As orientações foram feitas pelo aluno Djeime de Oliveira Hessel, integrante do Projeto e também por outros membros do Jovem Doutor, que atuarão em todas as Unidades de Saúde, promovendo ações que contribuam com a melhora da qualidade de vida e saúde da população.
Durante a palestra, a fisioterapeuta Renata Mochizuke explicou quais são as formas corretas para fazer alongamentos e os cuidados necessários que se deve ter com a coluna ao realizar tarefas diárias, como levantar peso, abaixar ou até mesmo sentar-se.
O secretário da Saúde, Júlio Inácio Vila Nova, esteve na Unidade da Vila Esperança e destacou a parceria entre a Prefeitura e a FMUSP, que já existe há dois anos.
Vila Nova também falou sobre o novo ciclo de propagação de conhecimentos, que visa formar uma “corrente de saúde”, incentivando a divulgação dos benefícios de uma vida saudável e consciente.
Implantado na cidade no início de 2007, o Projeto “Jovem Doutor” ainda participa de eventos da cidade e de atividades diversas, como palestras, exibição de materiais educacionais e envolvimento entre os alunos, órgãos de saúde e a própria comunidade.

Foto:AI/Tatuí

Nenhum comentário: