Previsão do tempo

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Desmistificando a Informática: Internetês - Patric Marcelo de Andrade

Quando surgiu em 1969 nos laboratórios militares americanos, a Arpanet, que foi o antecessor da atualíssima Internet, tinha o objetivo de manter os dados valiosos do departamento de defesa daquele país espalhados em diversos lugares. Isso trouxe maior segurança, pois não seriam armazenados dados em apenas um servidor centralizado, que em período de guerra seria alvo de sumo valor.
Já nos tempos atuais, utiliza-se para diversos fins, e a "onda" da Internet se espalhou através dos adolescentes com a utilização de chats (ferramentas de bate papo) e orkuts (ferramenta para criar relacionamentos sociais), que exigem agilidade na digitação para que a comunicação seja dinâmica. Com essa necessidade de rapidez apareceu um novo fenômeno o "Internetês"
“ Internetês é um neologismo (de: internet + sufixo ês) que designa a linguagem utilizada no meio virtual, em que "as palavras foram abreviadas até o ponto de se transformarem em uma única expressão, duas ou no máximo três letras", onde há "um desmoronamento da pontuação e da acentuação", pelo uso da fonética em detrimento da etimologia, com uso restrito de caracteres e desrespeito às normas gramaticais.[1] (1) http://pt.wikipedia.org/wiki/Internet%C3%AAs"
Com isso temos exemplos de uso comum: vc (você), tbm (também), t+ (até mais), hj (hoje), aki (aqui), blz (beleza), Cmg (comigo), rsrs ou kkkk (quer dizer que o usuário está rindo).
Muitos estudiosos classificam como agressão ao idioma, mas acredito que isso seja um pouco radical, visto que esta maneira criou uma identidade para os que dela utilizam.

Então, t a prx.. (Até a próxima!!)

Patric Marcelo de Andrade

Nenhum comentário: