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segunda-feira, 7 de abril de 2014

Dermocosméticos

Atualmente, o Brasil ocupa o quarto lugar no mercado global especializado em produtos dermocosméticos. Está próximo a alcançar o terceiro lugar, e o segundo maior em mercado consumidor de produtos para higiene e beleza. Além de possuir o segundo lugar em número de dermatologistas, o perfil desses novos profissionais é mais jovem e especializado em tratamentos estéticos, o que impulsiona o mercado de dermocosméticos no País. 
O mercado brasileiro de consumidores tem se tornado exigente no quesito cuidados com a pele. Nos últimos dois anos houve um aumento da procura dos consumidores por produtos dermocosméticos, por possuírem indicações comprovadas e mais eficazes do que os cosméticos comuns. 
Segundo a farmacêutica da Reccos Cosmética, Alanna Monteiro, existe sim, uma diferenciação entre o dermocosmético e o cosmético comum encontrado em perfumarias, drogarias e farmácias. “O dermocosmético é um produto intermediário entre o cosmético e o medicamento. Possui em sua formulação ativos farmacêuticos em dose segura, apresentando indicações comprovadas por estudos e testes clínicos. Normalmente são prescritos por orientação médica e são recomendados para casos que necessitem de problemas de correções tópicas como marcas de expressão (rugas) e manchas na pele. Agem de dentro para fora e são também chamados de cosmecêuticos. Já os produtos cosméticos são produtos para beleza, sem ativos farmacêuticos, não possuem finalidade terapêutica, podem ser comprados em farmácia, drogarias, supermercados entre outros e são destinados à camada superficial da pele”, explicou.
Os usuários de produtos dermocosméticos são aqueles que procuram uma pele mais saudável, mais jovem, livres de linhas de expressão, acnes e manchas entre outros problemas tópicos. Aproximadamente 70% de produtos dermocosméticos vendidos, são gerados por prescrição médica já sob orientação de protocolos, formulação e indicações. Os consumidores de produtos dermocosméticos que compram o produto sem orientação médica ainda representam um mercado baixo, pela falta de informação tanto da diferença para um cosmético como protocolos, indicações e formulação. 
Os produtos mais procurados no mercado dermo são os fotoprotetores, cremes de clareamento, antiacne, anti-idade, anticelulite e estrias. Não existem restrições de idade para começar a utilizar um dermocosmético, porém o profissional mais indicado para avaliar cada tipo de pele é o dermatologista. Consulte-o sempre.

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