Previsão do tempo

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Jornal É Notícia entrevista Fernando & Sorocaba

Juntos há cerca de seis anos, Fernando & Sorocaba já atingiram números de sucesso em vendas de CDs e DVDs e acessos somados no Youtube. Eles assumem a linha de frente da nova cara do sertanejo.
Os cantores ganharam destaque por terem um show bem diferenciado e com uma característica country. Fernando é multi-instrumentista e Sorocaba toca violão e gaita.
São recordes de público nas feiras agropecuárias e rodeios. E Em Tatuí não foi diferente. O show da dupla lotou a Tatuí Rodeio Festival 2013, no dia 18. Com sucessos como As Mina Pira, Veneno e Madri,Fernando & Sorocaba animaram o público presente, e ainda levaram os fãs à loucura em dois momentos. Um é o "teletransporte", quando Sorocaba
"desafia as leis da Física" e se teletransporta do palco para o meio do
público. O outro é a "bolha", que permite um contato bem mais próximo com o artista.
Confira a entrevista exclusiva que o jornal É Notícia fez com a dupla:
Quais suas influências musicais e seus ídolos?
Fernando: Somos muito ecléticos, ouvimos de tudo, e buscamos abstrair um pouco de cada estilo para acrescentar algo à nossa música. Para citar nomes, admiramos muito o Chitãozinho & Xororó aqui no Brasil e lá fora o Garth Brooks, que são lendas da música sertaneja e country.
Como vocês se conheceram e formaram a dupla?
Sorocaba: Nós nos conhecemos em Londrina, há mais ou menos seis anos, apresentados por um amigo em comum, e nos demos bem logo de cara, não só musicalmente. Por isso, já resolvemos formar a dupla, que deu muito certo. Eu já tinha percebido que talvez desse certo, principalmente depois de perceber que já conseguia pagar minhas contas apenas com o dinheiro que ganhava tocando na noite londrinense, mas sem o Fernando, tenho certeza de que não estaria aqui hoje.
Vocês dois se chamam Fernando. Como escolheram o nome da dupla?
Fernando: Sim, nós dois temos o mesmo nome. A escolha foi simples, o apelido do Sorocaba era diferente e forte, então achamos legal manter. Juntamos o meu nome com o apelido dele e a sonoridade foi boa.
Qual o diferencial do estilo da música de vocês? 
Sorocaba: Acreditamos que nosso diferencial é a linguagem. Temos uma linguagem própria, que nos diferencia dos outros artistas. Atualmente, estão surgindo cada vez mais artistas sertanejos, e é importante ter um diferencial. Além disso, cantamos sobre a realidade dos jovens, balada, paquera, amor... Coisas que fazem com que eles se identifiquem e ouçam nossa música. O Brasil é muito grande e tem espaço para boa música, quem ganha com esse crescimento é o público e isso é muito positivo.
Hoje, como se sentem sendo considerados uma das melhores duplas sertanejas do Brasil?
Fernando: É muito gratificante ser reconhecido. A nossa verdadeira paixão é a música, não tem sensação melhor do que ver o público cantando junto com você. É muito bom ser reconhecido fazendo aquilo que ama. 
Vocês são compositores de sucesso. Como se inspiram para compor as músicas?
Sorocaba: Atualmente as minhas músicas falam sobre coisas do dia a dia, que podem acontecer com qualquer pessoa. Não existe uma fórmula de compor, algumas são inspiradas em coisas que aconteceram comigo, outras em histórias que amigos nos contam. Acredito que isso faz com que nossos fãs se identifiquem com as letras, pois muitos já passaram por situações semelhantes. Não tenho nenhum ritual específico.
Vocês têm alguma música ou algum momento do show que mais gostam?
Fernando: Um momento que a gente gosta bastante é quando ficamos mais próximos do nosso público. É uma energia muito grande e é muito bom ficar próximo dos nossos fãs. 
Como vocês analisam o sucesso do sertanejo no Brasil? Ainda há preconceito com o gênero?
Sorocaba: Não existe preconceito, essa nova geração da música sertaneja se aproximou das baladas, caindo no gosto dos jovens que vivem nas grandes cidades. Entretanto,
acreditamos que isso apenas beneficia o estilo. O sertanejo sempre terá sua raiz no campo, nas áreas rurais, pois é onde ele nasceu, mas ultrapassar essa barreira e chegar na "cidade grande" é uma conquista muito importante. 
Quais os próximos planos para Fernando & Sorocaba?

Sorocaba: No momento estamos trabalhando o álbum Homens e Anjos e totalmente focados na nossa nova turnê. Queremos reencontrar nossos fãs em todo o País e apresentar nossas novas músicas para eles. Para saber mais datas de shows e todas as novidades os fãs podem entrar no nosso site oficial (www.fernandoesorocaba.com.br) ou acompanhar nossas redes sociais (www.facebook.com/fernandoesorocaba).

Nenhum comentário: