Previsão do tempo

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Educação Ambiental é tema de curso gratuito em Tatuí

O meio ambiente volta a ser o centro das atenções esta semana em Tatuí. A cidade foi escolhida como sede para a segunda edição do curso de Educação Ambiental para Gestão Compartilhada de Bacias Hidrográficas. O evento é fruto de parceria entre o Instituto Refloresta, o Comitê de Bacias Hidrográficas do Rio Sorocaba e Médio Tietê, e a Prefeitura de Tatuí, por meio do Departamento Municipal do Meio Ambiente.
As aulas, gratuitas, acontecem nos dias 3, 4 e 5 de outubro, das 9h às 17h, no auditório do Nebam Ayrton Senna, que fica na Rua Professor Oracy Gomes, sem número.
Segundo o diretor do Meio Ambiente, José Vicente Alamino, os temas abordados no curso envolvem a conservação das águas, florestas, educação ambiental e participação social no processo de desenvolvimento sustentável. “No total, serão dez aulas divididas em módulos de três dias ministradas por especialistas das áreas abordadas. Trata-se de uma excelente oportunidade para profissionais do setor e mesmo para população em geral que pode se informar sobre esse tema tão importante e atual”, explicou.  
Os participantes do curso receberão certificado e material de apoio para o acompanhamento das aulas. O primeiro módulo de atividades aconteceu em setembro, entre os dias 12 e 14, com os temas Paisagens da Bacia do Sorocaba Médio Tietê e Sociedade de Consumo.
O curso é aberto para a população de Tatuí e região. As inscrições serão feitas momentos antes do início do curso, no próprio Nebam. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3305-8611.

Refloresta
O Instituto Refloresta teve a sua origem no Programa Florestal do Instituto Ecoar para a Cidadania (ONG fundada por ativistas ambientais, logo após a Conferência Rio 92). Em 1996, constatou-se que aquele Programa Florestal já possuía uma dimensão e características próprias que justificariam a criação de uma entidade capaz de abrigar um trabalho mais focado em questões da conservação, restauração, reposição e produção florestal. Deu-se então a criação Associação Ecoar Florestal. 

Atualmente, o Instituto conta com a atuação de 26 pessoas em sua equipe. São agrônomos, engenheiros florestais, educadores, técnicos agrícolas e florestais, viveiristas, coletores de sementes, administrativos e estagiários que atuam nos cinco núcleos, localizados nas cidades de São Paulo (sede), Pilar do Sul, Capão Bonito, Porto Feliz e Ibiúna.

Nenhum comentário: