Previsão do tempo

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Sopas e carnes magras ajudam a manter o peso no Inverno

Com a chegada do Inverno, estação mais fria do ano, o organismo gasta mais energia para manter a temperatura do corpo aquecida e o principal efeito disso é o consumo imediato de mais alimentos. A fome frequente e a busca por refeições que ofereçam fontes de energia de rápida absorção estimulam a ingestão de massas, pães, bolos e doces.
Por isso, o programa Meu Prato Saudável, da LatinMed em parceria com o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, decidiu orientar a população sobre os alimentos mais indicados para esta época do ano, para que as pessoas não aumentem de peso e comprometam a saúde. Confira as dicas:
- Prefira sopas preparadas com legumes batidos, sem adição de creme de leite ou massas. É interessante acrescentar algumas fibras, como o farelo ou fibra de trigo ou o farelo de aveia. As fibras ajudam a regular a função intestinal, manter o colesterol em níveis normais e provocam uma maior sensação de saciedade.
- Substitua o chocolate quente por um chá com adoçante, que esquenta o organismo da mesma forma, ou prepare com leite desnatado e achocolatado light.
- Troque os queijos amarelos por queijos brancos ou reduzidos em gordura.       
- Se for comer fondue, dê preferência aos de queijo, preparados com leite desnatado e queijos magros; prefira os vegetais no lugar do pão (como cenoura, pepino, couve-flor, brócolis, chuchu). 
- Se não resistir ao tradicional prato de feijoada, consuma com moderação: arroz, feijão, couve sem bacon e carnes mais magras.        
- Substitua carnes gordurosas por coxão duro e patinho, que podem ser preparadas na pressão e consumidas ensopadas. 

O controle da alimentação, no entanto, deve ser feito com bom senso. “Se a pessoa quer emagrecer, não deve nunca partir para uma restrição alimentar muito rígida, pois as ‘dietas da moda’ podem causar sérios prejuízos à saúde”, ensinou a nutricionista Denise Evazian, do Instituto Central do HC-FMUSP.
Foto: Getty Images

Nenhum comentário: