Previsão do tempo

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Por que alguns hamsters comem seus filhotes?


É um comportamento normal em pequenos roedores os pais comerem os filhotes. Na natureza, ele pode ocorrer por diversos fatores como ninhadas muito grandes ou quando ocorre o nascimento de algum filhote com deformações que irão impossibilitar a sua sobrevivência futura. O canibalismo entre animais adultos normalmente ocorre no intuito de eliminar os concorrentes e exibição de dominância no grupo.
Em cativeiro, o que motiva o canibalismo geralmente é a escassez de água, alimentação desbalanceada (como é o caso das misturas de sementes) e espaço reduzido. Nestas situações as fêmeas tendem a comer os filhotes recém-nascidos mais fracos, com o objetivo de garantir a sobrevivência dos mais fortes. Quando a alimentação é desbalanceada esta estratégia também é adotada para obter os nutrientes necessários para produção do leite e repor a energia gasta no período gestacional e durante a alimentação dos filhotes.
Outra causa do canibalismo em cativeiro é o estresse gerado pelo excesso de manipulação por parte do criador.
As misturas de sementes fornecem um grande aporte de determinados nutrientes (como gorduras) e carência de outros (vitaminas e minerais). Além disso, nem sempre as vitaminas e minerais oferecidos em alimentos in natura estão biodisponíveis, ou seja, conseguem serem absorvidos. O fornecimento excessivo dos macronutrientes e a carência dos micronutrientes sobrecarregam o fígado e rins dos animais, afetam o sistema imunológico e muitas vezes favorecem o desenvolvimento de patógenos.
Outra desvantagem das sementes é a possível presença de agrotóxicos e aflotoxinas, que geram infertilidade e dependendo da concentração podem até matar os animais. Os alimentos são compostos basicamente por macro e micronutrientes. Macronutrientes são aqueles nutrientes requeridos em maiores quantidades. São proteínas, gorduras, carboidratos, fibras e água. Estes são responsáveis pela formação dos tecidos e fornecimento de energia ao organismo. Os micronutrientes são aqueles exigidos em quantidades menores, como as vitaminas e sais minerais. Sua presença é vital, pois controlam a absorção de oxigênio, eliminação do gás carbônico, transformação e absorção dos alimentos, excreção das toxinas, inibição das moléculas que causam danos às células, entre outras atividades.
Quando estes nutrientes não são oferecidos diariamente ou não são disponibilizados nas quantidades necessárias, o organismo não funciona adequadamente e começam a surgir patologias. As rações Alcon Club Roedores Alimento Extrusado e Alcon Hamster Sticks asseguram uma alimentação completa aos pequenos roedores, como os hamsters, pois fornecem a quantidade ideal de macro e micronutrientes que estes animais necessitam.
Fonte: Alcon Pet
Foto: Getty images

Nenhum comentário: