Previsão do tempo

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Adestramento de cães


Adestrar significa treinar o animal para conviver melhor no meio em que vive, ou para determinada finalidade.
O treinamento básico de obediência dos cães pode ser feito pelo próprio dono, mas caso ele deseje orientação, ou um adestramento mais elaborado, pode procurar os profissionais especializados para tal.
Existem muitos tipos de adestramento, de acordo com a finalidade. O cão pode ser adestrado para a caça, para a guarda, para atuar como auxiliar do Corpo de Bombeiros, da Polícia, ou ainda para esportes, como Agility, ou pode ser treinado como cão guia de deficientes visuais, auditivos e também para visitar hospitais, asilos e entidades, proporcionando bem-estar aos pacientes e assistidos.
O trabalho de adestramento básico é realizado à base de condicionamento, através da repetição sucessiva de movimentos. São utilizadas técnicas especializadas que levarão o cão a uma perícia sobre o movimento, tornando-se então, um ato natural e espontâneo.
Para iniciar o treinamento de obediência recomenda-se que o cão tenha uma idade mínima de quatro a cinco meses, pois assim já terá concluído a fase de vacinação e poderá sair à rua para começar o convívio em sociedade.
No começo do treino o cão aprende por etapas. A primeira, por exemplo, é quando o cão aprende a andar em sua coleira. Esse condicionamento é importante, pois é comum vermos cães que "levam" seus donos para passear, e não o inverso.
A partir daí o cão desenvolverá o aprendizado dos comandos: junto, não, devagar, meia-volta, alto, senta e o deita.
Para adestrar o cão existem vários métodos. Para que o cão responda aos comandos, o mais usado é o reforço positivo, de acordo com o qual ele recebe um agrado, como um carinho, uma bolinha ou até mesmo um petisco em caso de acerto.
Fonte: Bayer Pet
Foto: SXC

Nenhum comentário: