Previsão do tempo

terça-feira, 17 de abril de 2012

Ter sede frequentemente pode ser sinal de doença

A ansiedade, o consumo exagerado de sal e o uso de medicamentos. Existem vários motivos que podem levar as pessoas a sentirem sede, mas é preciso estar atento porque uma vontade exagerada pode ser sinal de doença. Um dos sintomas do diabetes é o aumento no volume de urina, o que faz com que aumente a sede. O clínico geral do Grupo Hospitalar Conceição, ligado ao Ministério da Saúde, Eduardo Fernandes, explicou como isso acontece:"No diabetes, acumula-se no sangue glicose, açúcar. Essa glicose puxa para dentro dos vasos sanguíneos, uma quantidade muito grande de líquido e ao chegar nos rins, esse volume urinário é eliminado sob a forma de urina. Então, a pessoa efetivamente desidrata. E na tentativa de repor esse volume que ela está perdendo inadequadamente é que ela tem muita sede".
Além do diabetes, o clínico geral listou outros fatores que podem causar o excesso de sede: "A pessoa que, apesar de não ter uma necessidade, toma muitos líquidos mesmo assim, chama-se polidpsia, e é mais comum em pessoas ansiosas. Além disso, pessoas que comem muito sal têm mais sede. Pessoas que tomam diurético, portanto, perdem mais líquido, podem ter mais sede, alguns remédios também, especialmente para depressão que podem secar a boca e isso, frequentemente, acaba levando a pessoa a beber mais água”. 
Nos períodos mais quentes do ano, é comum sentirmos um pouco mais de sede. Mas o especialista recomendou que se procure um médico caso a sede frequente comece a ficar exagerada. 

Nenhum comentário: