Previsão do tempo

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Como prevenir e tratar problemas urinários do meu cão?


Os cães também sofrem com problemas urinários. Apesar de não serem atingidos com a mesma frequência dos felinos, é preciso observar muito bem seu amigo e tomar alguns cuidados para prevenir esse tipo de doença, que causa grandes danos à saúde do cão.
Algumas raças têm maior predisposição a desenvolver problemas no trato urinário, principalmente formação de cálculos. É o caso do Schnauzer e do Dálmata. Para prevenir as doenças, que são basicamente as mesmas que atingem os felinos, é necessário oferecer alimento balanceado e adequado e realizar exames periódicos de urina, sangue e ultrassom.
Algumas doenças comuns aos cães: cistites bacterianas, cálculos na bexiga, tumores na bexiga, obstruções uretrais, doenças da próstata, incontinência urinaria, insuficiência e infecções renais. O tratamento depende do problema. Em alguns casos, apenas modificar a dieta e utilizar antibióticos resolvem. Em outros mais graves, internação, procedimentos cirúrgicos e até mesmo quimioterapia, no caso dos tumores, são necessários.
Independentemente dos tratamentos disponíveis, é muito importante ficar vigilante, observando os hábitos de seu pet. A qualquer mudança suspeita, uma visita imediata ao veterinário pode evitar muitos transtornos e sofrimento, para o cão e toda família.
Fonte: Purina Dog Chow

Nenhum comentário: