Previsão do tempo

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Saúde alerta para cuidados com ar condicionado no Verão


Começou o Verão e a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo faz um alerta sobre cuidados com o ar condicionado e ambientes climatizados.
A sensação de bem-estar, com temperaturas mais amenas, pode oferecer riscos à saúde, principalmente em pessoas com problemas respiratórios.
O ideal é evitar mudanças bruscas de temperatura e exposição excessiva ao ambiente mais "frio", e estar atento à adequada regulação dos aparelhos de ar condicionado, seja no carro, no trabalho, em casa ou em outros locais.
"Se em ambiente externo a temperatura estiver em torno de 38 graus, o ideal é que a temperatura do ar condicionado seja regulada em torno de 23ºC. Além de agradável, evitará um contraste ainda maior em relação ao ambiente externo", alerta Fábio Pereira Muchão, pneumologista do Ambulatório Médico de Especialidades (AME)Dr. Luiz Roberto Barradas Barata, unidade da Secretaria no bairro de Heliópolis.
Para os casos em que não é possível garantir esta equivalência térmica, o médico recomenda que, antes de sair do ambiente "frio", a grade do aparelho seja ajustada à temperatura ambiente, evitando assim um choque térmico.
Outro alerta importante do pneumologista se refere à manutenção do aparelho. "Trocas periódicas de filtros são imprescindíveis, pois em ambiente fechado pode ocorrer propagação de vírus e bactérias, caso haja alguma pessoa doente", destaca.

Nenhum comentário: