Desde o dia 25 de novembro de 2009 até 11 de março de 2010 não foi registrado nenhum caso de mortalidade infantil no município, ou seja, Tatuí está há mais de cem dias sem um óbito de criança com menos de um ano. Os esforços para reduzir o índice, que de 2007 para 2008 subiu para 17 mortos a cada mil nascidos vivos, foram coordenados diretamente pelo prefeito Gonzaga que, através da Secretaria Municipal da Saúde, da Santa Casa de Misericórdia de Tatuí e do Fundo Social de Solidariedade de Tatuí, instituiu uma equipe multidisciplinar para reduzir esse índice.
Uma das ações de Gonzaga foi designar a funcionária Sandra Sodré Gomes, que antes atuava em seu gabinete, para atender e acompanhar as gestantes desde a portaria até a maternidade da Santa Casa. Já o médico Fábio Fucci ficou responsável pela coordenação dos esforços de redução do índice de mortalidade infantil na Secretaria da Saúde, sob a administração da titular da pasta Kátia de Campos Abuchaim.
Além do acompanhamento pré-natal, que pode ser feito nas unidades básicas de saúde para todas as gestantes, as mães adolescentes podem receber orientações na Casa do Adolescente, sob os cuidados da médica pediatra Flávia Pereira Valdetaro. As mães que participam do acompanhamento pré-natal e de um curso oferecidos gratuitamente pela Secretaria da Saúde ainda recebem um kit de enxoval do Fundo Social de Solidariedade de Tatuí. O curso consiste em cinco aulas ministradas por profissionais como nutricionistas, pediatras, psicólogos e dentistas.
Já a Santa Casa de Tatuí, sob intervenção municipal, está com uma nova maternidade em construção. O novo prédio terá 2.294 m² distribuídos em três pavimentos e atenderá às novas exigências do Ministério da Saúde. Outra inovação na Santa Casa é a consultoria do médico Newton Tomio Miyashita, do Programa de Apoio às Maternidades dos Hospitais Filantrópicos, desenvolvida pelo Hospital Samaritano. O programa tem o objetivo de melhorar a qualidade da assistência obstétrica hospitalar e, assim, reduzir a mortalidade infantil e materna.
segunda-feira, 15 de março de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário