Previsão do tempo

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Festival de MPB abre temporada artística no Conservatório de Tatuí

O Certame da Canção do 17º Festival de Música Popular Brasileira abre, em fevereiro, a temporada artística do Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí. Até o mês de dezembro serão realizados cinco encontros internacionais, além de festivais de música e teatro, uma bienal nacional e estreia de duas novas óperas.
O 17º Festival de MPB inicia-se com o Certame da Canção nos dias 26, 27 e 28 de fevereiro. Nessa primeira fase, o festival premiará com um total de R$ 27 mil as cinco melhores composições inéditas, além do melhor intérprete e a música de aclamação popular. O festival – que é oficializado pelo decreto nº 40833/96 – recebe inscrições gratuitas até o dia 08 de janeiro. O Certame da Canção integra a série de três eventos que compõe o Festival de MPB: além deste, acontecem ainda o Painel de Música Instrumental Brasileira (de 25 de julho a 1º de agosto) e o Festival Raiz e Tradição (a ser realizado nos dias 07, 14 e 21 de novembro).
O próximo ano contará ainda com cinco encontros internacionais, sendo que o primeiro deles acontecerá de 08 a 11 de abril. Trata-se da segunda edição do Encontro Internacional de Madeiras de Orquestras, evento voltado aos instrumentos da família das “madeiras” em uma orquestra – flauta, oboé, clarineta e fagote. De 13 a 16 de maio é a vez do III Encontro Internacional de Metais, que receberá estudantes e profissionais do trombone, trompete, trompa, euphonium (bombardino) e tuba. O III Encontro Internacional de Violonistas está confirmado para os dias 03, 04, 05 e 06 de junho – sendo que no mesmo período será realizado o Concurso Nacional de Luteria, desta vez, voltado aos construtores de violões. Em setembro – de 04 a 07 – é a vez do III Encontro Internacional de Cordas, que reúne atividades a violinistas, violistas, violoncelistas e contrabaixistas. No mesmo mês de setembro, entre os dias 23 e 26, será realizado o 4º Encontro Internacional de Saxofonistas.
Além dos encontros internacionais, será realizado o II Encontro Nacional de Coros, confirmado para os dias 27, 28 e 29 de agosto. Ainda em agosto, o Conservatório de Tatuí, em parceria com a prefeitura do município, promove atividades artísticas dentro da Semana Paulo Setúbal, voltada ao aniversário de sua cidade sede.
Os encontros nacionais e internacionais, realizados de forma bianual, oferecem palestras, workshops e masterclasses com músicos consagrados internacionalmente. As atividades pedagógicas são abertas a estudantes e profissionais de qualquer ponto do país, mesmo a não alunos da instituição. Além das ações pedagógicas, são recitais shows, recitais e concertos, abertos a qualquer interessado.
Músicos e maestros de bandas de todo o país poderão participar, entre 11 e 24 de julho, do VI Curso de Férias – Coreto Paulista, que consiste numa série de atividades que envolvem prática de banda sinfônica; aulas individuais e coletivas de instrumentos de sopros, percussão, piano e harpa; curso de regência de banda; curso de composição para banda sinfônica; curso de orquestração para banda sinfônica e prática de música de câmara com correpetição. O Curso de Férias é uma das oito atividades previstas no Coreto Paulista, projeto de fomento coordenado pela Associação de Amigos do Conservatório de Tatuí, equipamento vinculado ao Governo do Estado de São Paulo e à Secretaria de Estado da Cultura. O projeto abrange, ainda, Festival de Bandas, Semana da Composição para Bandas e Concurso de Composição, Concurso de Bandas, e Encontro de Maestros e Lideranças de Bandas, que serão realizados em diferentes pontos do Estado de São Paulo.
As artes cênicas serão destacadas de 16 a 24 de outubro, quando acontece o XXIII Festival Estudantil de Teatro do Estado de São Paulo (Fetesp), evento que integra o calendário cultural estadual e abre espaço a debate sobre o teatro estudantil, de escolas municipais, públicas, privadas e técnicas, de São Paulo.
Duas grandes novidades integram o calendário artístico do Conservatório de Tatuí no ano de 2010. A primeira é a Bienal Nacional de Música Contemporânea, que será realizada de 10 a 15 de novembro. A outra são as estreias de duas novas óperas: nos dias 02, 03 e 04 de julho e em 11 e 12 de dezembro. As produções serão resultados das atividades do recém criado Departamento de Óperas do Conservatório de Tatuí, que une diferentes áreas da instituição.
Ainda em novembro, o Conservatório de Tatuí celebrará a 50ª edição da Semana da Música, o mais longevo evento da escola de música, luteria, canto e artes cênicas, que visa a apresentar publicamente os resultados do aprendizado dos alunos ao longo do ano.
Atividades pedagógicas
As atividades pedagógicas do Conservatório de Tatuí têm início em 1º de fevereiro com as provas práticas de novos alunos e testes de bolsas de estudos nas categorias auxílio, performance e ofício. De 08 a 13 de fevereiro acontecem a confirmação dos horários de aulas dos alunos rematriculados, assinatura dos contratos das bolsas e divulgação dos resultados de aprovação dos novos alunos. Já de 22 a 27, haverá matrícula e marcação dos horários de aulas dos alunos novos.
As aulas e os ensaios dos grupos artístico-pedagógicos iniciam-se em 1º de março e as primeiras provas bimestrais serão de 24 a 30 de abril e de 03 a 08 de maio. Novas provas bimestrais acontecem de 21 de junho a 03 de julho. Em julho – de 26 a 31 – haverá rematrículas e confirmação de horários.
No segundo semestre, as aulas retornam em 02 de agosto. As provas do terceiro bimestre serão de 20 de setembro a 02 de outubro e as do quarto, de 16 a 27 de novembro. Em dezembro – de 06 a 17 – serão realizadas rematrículas e inscrições de interessados em bolsas de estudos.
Mais informações sobre as programações artísticas e pedagógicas do Conservatório de Tatuí no site www.conservatoriodetatui.org.br.

Nenhum comentário: