Previsão do tempo

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Telefonia - Michel Simão


Tecnologia e meio ambiente?

Será que é possível conciliar avanço tecnológico com a preservação do meio ambiente?
A fabricante sul-coreana e segunda maior no ramo de telefonia móvel, Samsung, mostrou essa semana que é possível sim. E lançou o primeiro aparelho celular movido a energia do Sol. O Blue Earth, sensível ao toque e feito de plástico reciclado, possui um painel solar na parte traseira capaz de gerar energia para que o usuário faça ligações a "qualquer hora e em qualquer lugar" quando a energia do aparelho já tenha acabado, poupando assim o número de recargas elétricas a serem efetuadas, gerando um ciclo de economia, tanto elétrica quanto de outros componentes.
Além de tudo, o que chama a atenção é que o fabricante conseguiu criar e conciliar custo - beneficio com uma estética de dar inveja, afinal o aparelho tem um designer extremamente moderno, além do mais, foram criados vários modelos, mas nem todos estão disponíveis.
O Blue Earth é feito com plástico reciclado chamado PCM, que é extraído de garrafas PET. O dispositivo móvel também é livre de substâncias tóxicas como berílio.
A Samsung afirma que o Blue Earth vem com uma única interface de uso, “desenhada para a atenção à preservação do nosso ambiente frágil.”
Tela brilhante, duração de energia e bluetooth podem ser ajustados para economia, no menu chamado “eco mode”. Há também a função “eco walk”, que calcula o quanto emissões de CO2 podem ser reduzidas (e quantas árvores serão poupadas) pela caminhada, em detrimento do uso do carro. O aparelho estará disponível no Reino Unido a partir do segundo semestre de 2009.
Porém já se encontram no Brasil, aparelhos com essa tecnologia, e o que é melhor com valores muito acessíveis. Vale a pena optar por um aparelho assim.
Essa é mais do que uma dica, é uma questão de consciência. Já que podemos unir o útil ao agradável, podemos agora fazer a escolha certa.
Um grande abraço a todos e até a próxima.
Michel Simão.

Nenhum comentário: