O Projeto Jovem Doutor, da Liga de Telessaúde e da Disciplina de Telemedicina da Universidade de São Paulo (USP), certificou em Saúde Bucal, 45 alunos de escolas públicas de ensino fundamental e médio de Tatuí, no dia 06, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Eunice Pereira de Camargo. Além dos alunos certificados, outros dez participam do Jovem Doutor como ouvintes. Com isso, o projeto atualmente abrange 55 adolescentes e é desenvolvido na cidade através das secretarias municipais da Saúde e da Educação, com apoio da Fundação Educacional “Manoel Guedes”.
As unidades municipais que tiveram alunos certificados foram a EMEF Lígia Vieira de Camargo Del Fiol (Vila Angélica) e o NEBAM - Núcleo Municipal de Educação Básica Ayrton Senna da Silva. Também foram certificadas as escolas estaduais Deócles Vieira de Camargo e Lienette Avalone Ribeiro (Vila Dr. Laurindo). Já os alunos ouvintes são da E.E. Altina Maynardes de Araújo (Boqueirão).
No evento, para a certificação, foram feitas apresentações em grupos, que utilizaram o teatro e vídeos para falar sobre Saúde Bucal. Para isso, os alunos foram supervisionados por professores e coordenadores das escolas e também por tutores (Jovens Doutores de 2007). Os adolescentes também assistiram o vídeo das atividades do Projeto Jovem Doutor 2007/2008 e fizeram o “Grito de Guerra”: “Mudar, Construir, Ser, Jovem Doutor”.
O evento teve a presença da secretária da Saúde, Maria José Galvão, que anunciou os novos módulos do Projeto Jovem Doutor que serão implantados em Tatuí: Nutrição, Saúde do Escolar e a parceria com o Banco de Alimentos, que pretende obter e distribuir alimentos para a população carente e promover a educação alimentar em escolas, empresas e instituições públicas, para que seja evitado o desperdício. Também participaram da cerimônia a coordenadora do Banco de Alimentos, Heloísa Borges, a assistente social Mirna Lourenço e a nutricionista Ivana Gonçalves. A validação (certificação) dos alunos de Tatuí foi acompanhada pelos universitários da USP, Silmara Rondon, Laiali Jurdi El Chaar, Amanda Pagliotto da Silva e Antonio Gerson Vieira Melo.
“O que eu aprendi também ensinei à minha família e amigos. Todos os que ouviram minhas orientações estão cuidando melhor da saúde. Isso me faz feliz”, contou Nilton Antonio Ferreira, aluno do 7º ano do NEBAM .
Coordenado no município pela dentista Maria José Terra de Moraes, o Projeto Jovem Doutor é uma ação da USP junto à comunidade, que tem como objetivo a promoção do desenvolvimento social por meio da educação, saúde, inclusão digital, cultura e preservação do meio ambiente.
sábado, 27 de junho de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário