Previsão do tempo

sábado, 14 de março de 2009

Sua saúde - Vivian Rodrigues

Brincadeira faz criança “esquecer” doença
Brincar é necessário à saúde física, mental e emocional da criança. O ato de brincar deve ser vivenciado, pois é através desta atividade que a criança aprende e desenvolve habilidades, além de ser uma das primeiras interações sociais com o mundo que a rodeia.
A valorização do brinquedo vem sendo adotada em muitos hospitais ou clínicas médicas, já que segundo estudos, faz a criança esquecer a doença e ajuda a compreender e aceitar o tratamento.
Há três tipos de brinquedo terapêutico: o dramático ou catártico; o instrucional; e o capacitador de funções fisiológicas.
O dramático permite a descarga emocional da criança. O instrucional prepara a criança a um procedimento a que será submetida, como por exemplo um exame de rotina. Já o brinquedo capacitador de funções fisiológicas potencializa o brincar saudável na criança, por exemplo: se a criança tem algum problema respiratório o ideal é encher bexigas.
De acordo com a psicóloga Ilda Azar, “brincar para a criança é uma maneira de desenvolver a criatividade e esta é importante para a criança reconhecer seu lugar na sociedade”. Portanto, brincar faz com que a criança entre em contato com a vida, sentindo-a na dimensão de suas possibilidades.

Nenhum comentário: