Previsão do tempo

sábado, 14 de março de 2009

Equipe dinamarquesa da Lego confere andamento de projeto

Uma equipe pedagógica dinamarquesa da Lego, formada por sete profissionais, conferiu no dia 04, o andamento do projeto de robótica com peças do kit LEGO® nas escolas municipais EMEF Profª. Lígia Vieira de Camargo Del Fiol, na Vila Angélica e na EMEF Profª. Eunice Pereira de Camargo, no Jardim Aeroporto. A secretária municipal da Educação, Marisa Fiusa Kodaira, o diretor-presidente da Divisão Educacional do Grupo Lego no Brasil, Marcos Wesley, e a diretora pedagógica da Lego Education, Valéria Sitta, acompanharam a equipe.
Entre os visitantes da Dinamarca, país sede da empresa Lego, estiveram a vice-presidente executiva da divisão de Comunidade, Educação e Gestão, Lisbeth Valther Pallesen, e Michael Renvillard, gerente territorial da Lego Education, responsável pelo Leste Europeu e pela América Latina.
Desenvolvido em Tatuí desde junho do ano passado, através de iniciativa da Secretaria Municipal da Educação em parceria com a divisão educacional da empresa de brinquedos Lego, o projeto abrange cerca de 1.500 alunos da rede municipal de ensino em três escolas da cidade. Além das duas visitadas pelos dinamarqueses, o Projeto Lego também é aplicado no Núcleo de Educação Básica Municipal (Nebam) Ayrton Senna da Silva.
As aulas com o kit LEGO® têm participação efetiva de professores, monitores e alunos, e envolvem a montagem de robôs. Com isso, os estudantes do ensino fundamental são incentivados a trabalhar em equipe e a “aprender fazendo”, para que desenvolvam habilidades de comunicação e cidadania. São abordadas situações em que os alunos procuram respostas para problemas propostos e, assim, desenvolvem habilidades individuais e em grupos. O projeto envolve professores de Matemática e Ciências, que foram capacitados no início de 2008 por profissionais da Lego Education no Brasil.
Na EMEF Lígia, o diretor José Rubens acolheu os visitantes para uma aula demonstrativa com os robôs. Já na EMEF Eunice, os dinamarqueses foram recepcionados pela diretora Ângela Maria Checco Martinelli.
Em 2008 o Projeto Lego foi elogiado por educadores portugueses que visitaram as mesmas duas escolas com o objetivo de implantar ideia semelhante em Lisboa.

Nenhum comentário: