Uma equipe pedagógica dinamarquesa da Lego, formada por sete profissionais, conferiu no dia 04, o andamento do projeto de robótica com peças do kit LEGO® nas escolas municipais EMEF Profª. Lígia Vieira de Camargo Del Fiol, na Vila Angélica e na EMEF Profª. Eunice Pereira de Camargo, no Jardim Aeroporto. A secretária municipal da Educação, Marisa Fiusa Kodaira, o diretor-presidente da Divisão Educacional do Grupo Lego no Brasil, Marcos Wesley, e a diretora pedagógica da Lego Education, Valéria Sitta, acompanharam a equipe.
Entre os visitantes da Dinamarca, país sede da empresa Lego, estiveram a vice-presidente executiva da divisão de Comunidade, Educação e Gestão, Lisbeth Valther Pallesen, e Michael Renvillard, gerente territorial da Lego Education, responsável pelo Leste Europeu e pela América Latina.
Desenvolvido em Tatuí desde junho do ano passado, através de iniciativa da Secretaria Municipal da Educação em parceria com a divisão educacional da empresa de brinquedos Lego, o projeto abrange cerca de 1.500 alunos da rede municipal de ensino em três escolas da cidade. Além das duas visitadas pelos dinamarqueses, o Projeto Lego também é aplicado no Núcleo de Educação Básica Municipal (Nebam) Ayrton Senna da Silva.
As aulas com o kit LEGO® têm participação efetiva de professores, monitores e alunos, e envolvem a montagem de robôs. Com isso, os estudantes do ensino fundamental são incentivados a trabalhar em equipe e a “aprender fazendo”, para que desenvolvam habilidades de comunicação e cidadania. São abordadas situações em que os alunos procuram respostas para problemas propostos e, assim, desenvolvem habilidades individuais e em grupos. O projeto envolve professores de Matemática e Ciências, que foram capacitados no início de 2008 por profissionais da Lego Education no Brasil.
Na EMEF Lígia, o diretor José Rubens acolheu os visitantes para uma aula demonstrativa com os robôs. Já na EMEF Eunice, os dinamarqueses foram recepcionados pela diretora Ângela Maria Checco Martinelli.
Em 2008 o Projeto Lego foi elogiado por educadores portugueses que visitaram as mesmas duas escolas com o objetivo de implantar ideia semelhante em Lisboa.
sábado, 14 de março de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário