Previsão do tempo

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Informática e a crise econômica - Patric Marcelo Andrade


A crise da economia mundial atinge diretamente o mercado da informática, visto que os custos de produção de equipamentos tecnológicos estão diretamente ligados à economia americana. Em virtude da comercialização da maioria dos produtos eletrônicos estar atrelada ao dólar, o impacto certamente será estendido ao varejo, pois a alta expressiva da moeda acabará por atingir o bolso do consumidor, o que deve acrescer entre 10% e 15% no preço final do produto, conforme previsão da consultoria IDC.
A Abinee (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica) é mais cautelosa e indica que é "loucura" fazer qualquer previsão sobre preços neste momento, em que os indicadores de mercado ainda oscilam muito.
De qualquer forma o "sinal vermelho está aceso", e qualquer aquisição tecnológica neste período deve ser muito bem analisada. O ideal para o imediatismo, é aproveitar o estoque dos varejistas que ainda não absorveram o reflexo do possível aumento de preço.
****

Na edição 9 do É Notícia falamos sobre o Internetês e referimos à moda do Orkut. Só para desmistificar ao leitor, trata-se de uma rede social filiada ao Google, onde o usuário cria o seu perfil com o objetivo de criar novas amizades e manter relacionamentos. Para saciar a curiosidade, o nome provém de um engenheiro turco do Google que se chama Orkut Büyükkokten. Com a moda de utilização dessa ferramenta um outro termo também é de uso comum, o "Scrap" (recado), que tornou-se tão popular que é comum ouvir um ou outro dizer, por exemplo: "você recebeu o scrap que mandei ontem?" ou "ainda não respondi ao seu scrap".
Até a próxima!
Patric

Nenhum comentário: