Previsão do tempo

terça-feira, 21 de outubro de 2008

“Aos Mestres com Carinho” aproxima gerações




O evento “Aos Mestres com Carinho”, em comemoração ao “Dia do Professor” (15 de outubro), reuniu gerações na noite de sexta-feira, dia 17, no Teatro Procópio Ferreira. Foram homenageados os professores José dos Santos, Leila Salum Menezes da Silva e Zuma Salatti Visciglia.
Promovido pela Secretaria Municipal da Educação e Departamento Municipal de Turismo e organizado pelo educador Francisco Fernandes de Souza, o “Quincas”, diretor do Núcleo de Educação Básica Municipal (NEBAM) Ayrton Senna da Silva e do “Projeto Senna em Ação”, “Aos Mestres com Carinho” teve em sua segunda edição, além das homenagens, apresentações musicais, o que “não poderia faltar num evento no Conservatório de Tatuí”, segundo o vereador Luiz Antônio Voss Campos, que representou o prefeito Luiz Gonzaga Vieira de Camargo. Além do Voss e dos homenageados, compareceram a secretária da Educação, Marisa Fiusa Kodaira, dirigentes, diretores, coordenadores, professores, pais e alunos da educação municipal, e o diretor de Turismo de Tatuí, Jorge Rizek, que leu os currículos dos homenageados. Ainda estiveram na platéia os educadores Acassil José de Oliveira Camargo, diretor da Asseta – faculdades de Tatuí e Paulo Assumpção Ribeiro (conhecido como “seu Paulinho Ribeiro”), que ocupou o cargo de prefeito de Tatuí por duas vezes.
Se apresentaram o coral “Nós em Cena”, do NEBAM, e as vozes dos “Servos da Rainha”, ambos regidos por Quincas. Para finalizar, houve apresentação surpresa do tradicional grupo folclórico da cidade “Cordão dos Bichos” juntamente com alunos do NEBAM.
Na trajetória dos homenageados, outros nomes ilustres foram citados, no caso de José dos Santos, que teve sua educação musical iniciada com Nacif Farah. João Del Fiol foi seu primeiro professor de violino. Desde 1960 atua no Conservatório de Tatuí, não só como violista da Orquestra Sinfônica, mas também lecionando violino e viola aos alunos dos cursos preparatórios e básicos, que atualmente compõem uma orquestra que leva seu nome em homenagem. Aposentado como assistente de direção da Escola “Barão de Suruí”, devido a problemas de saúde, reduziu suas atividades no conservatório.
Já Leila Salum Menezes da Silva, em 1954, a convite do professor Celso Vieira de Camargo, então Diretor da escola Barão de Suruí, deu aulas de latim, francês e português. Teve entre seus alunos de quinta série o atual ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), José Celso de Mello Filho. Efetivou-se em 1967, como professora de Língua Portuguesa na cidade de Cerquilho, em 1969 transferiu-se para o “Barão de Suruí”, onde lecionou até sua aposentadoria em 1987. De 1984 a 1986 foi Diretora da Casa de Cultura Paulo Setúbal. Depois de aposentada como professora, cursou Direito na Fundação Karnig Bazarian (FKB), em Itapetininga. Há 16 anos, exerce a advocacia estimulada por colegas de profissão e antigos alunos, como os advogados José Rubens do Amaral Lincoln, Ivo Mendes e Jacira Provasi.
A descendeste de imigrantes italianos no Brasil, Zuma Salatti Visciglia, dedicou 25 anos de docência no Barão de Suruí, a partir de 1958, quando por concurso de remoção de Capão Bonito, escolheu a escola de Tatuí, onde ficou até sua aposentadoria. Licenciada em História e Geografia, foi orientadora pedagógica da “Casa de Cultura Paulo Setúbal” e freqüentou curso de no “Museu da Casa Brasileira de São Paulo”. Também teve aulas de folclore em Maceió, oferecidas pela Secretaria da Educação e Cultura do Estado de Alagoas. Do museu "Emilio Goeldi", de Belém, e do INPA (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia) em Manaus, trouxe material para enriquecer o acervo do museu de Tatuí. Trabalhou no levantamento das fontes históricas para a história município.


Foto: Evandro Ananias

Um comentário:

Unknown disse...

Valeu Lucas por contar com a equipe EdiSom eventos...
Sua família é sensacional!!!!